PF deflagra Operação Dissipar e reforça combate ao contrabando em Rondônia



Redação, 16 de janeiro de 2026 - A Polícia Federal (PF) intensificou, nesta sexta-feira (16), as ações de repressão ao contrabando no estado de Rondônia com a deflagração da Operação Dissipar, que resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Ji-Paraná e Cacoal. A ação faz parte da estratégia contínua da corporação para combater o comércio ilegal de produtos importados sem autorização legal e que provocam prejuízos à economia e à saúde pública.

De acordo com a comunicação social da PF, a investigação identificou a atuação de pessoas e empresas envolvidas na venda de cigarros de origem estrangeira e cigarros eletrônicos contrabandeados, cuja comercialização é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante as diligências, duas pessoas foram presas em flagrante em Ji-Paraná, sendo que uma delas também foi detida por posse irregular de arma de fogo.

Continua após a publicidade.

A operação ocorre em meio a um contexto mais amplo de combate ao contrabando e ao comércio ilegal no estado. Nos últimos meses, a PF já realizou ações semelhantes voltadas à repressão ao contrabando de cigarros eletrônicos e outros produtos em diversas cidades de Rondônia, em operações como a denominada Smokeout, reforçando o papel da fiscalização no estado.

Segundo os agentes federais, as investigações continuam para identificar todas as pessoas envolvidas na prática criminosa e para desarticular as redes que distribuem produtos ilegais no interior do estado. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de contrabando e demais delitos que vierem a ser apurados no decorrer das investigações.

Continua após a publicidade.

A ação reforça o compromisso da Polícia Federal com o enfrentamento de crimes transfronteiriços e a proteção da sociedade contra o comércio ilegal de mercadorias que burlam a legislação brasileira, prejudicando os cofres públicos e colocando em risco a saúde dos consumidores.

Fonte: noticiastudoaqui.com

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +