O restaurante San Genaro foi o palco, em Porto Velho, da 2ª edição do Prêmio Boto da Amazônia, nesta última sexta-feira, dia 25, às 20 horas, sob a condução da escritora Izabel Cristina, presidente da Associação dos Jornalistas e Escritores do Brasil, Seccional Rondônia.
Presente no importante evento literário, a diretora da Associazione culturale Internazionale Manda-Itália, escritora Sônia Miquelin, que veio a Rondônia para prestigiar e homenagear autores e outoras rondonienses.

Izabel e Sônia, em parceria, reuniram 55 autores inéditos numa antologia literária, entre os quais, 15 escritores de Rondônia. A obra bilingue reúne contos, crônicas e poesias. A maioria é composta por mulheres. Entre estas, uma deficiência ocular.
A parceria dá uma nova amplitude ao trabalho inédito da Ajeb-RO em trazer à luz da sociedade regional, nacional e, agora, internacional, obras de autores e autoras que destacam a cultura rondoniense e amazônica. Intelectuais até então, desconhecidos.

Com a presença de escritores internacionais e nacionais, principalmente de São Paulo e Paraná, o Prêmio Boto da Amazônia destacou vários autores e personalidades e jornalistas foram agraciados com o Diploma Moção Cultural em reconhecimento à contribuição dispensada à cultura literária regional.
- Este prêmio tem como objetivo prestigiar as escritoras que, com sensibilidade, talento e dedicação, vêm contribuindo significativamente para a literatura de Rondônia.
Através de suas palavras, elas constroem pontes entre culturas, resgatam memórias, denunciam injustiças e celebram a riqueza da Amazônia, esclarece e informa Izabel Cristina.
- O Prêmio Boto da Amazônia reconhece essas mulheres que continuam a escrever, descrevendo com arte e paixão a alma do nosso povo e a beleza da nossa terra, enfatiza e conclui a diretora Sônia Miquelin.
Entre as personalidades destacadas pelas duas associações estavam o procurador de justiça do MPF, Dr. Reginaldo Trindade, o diretor-presidente da SIC/TV-RO, Everton Leoni e o jornalista Osmar Silva.

Fonte: Noticiastudoaqui