Mikey Madison vence Oscar de Melhor Atriz por “Anora”



Com a vitória, Madison se junta ao seleto grupo de vencedoras mais jovens do prêmio, ao lado de nomes como Jennifer Lawrence, Hilary Swank e Grace Kelly

 

Mikey Madison, 25, venceu o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2025 pelo papel no filme “Anora”. Os vencedores foram anunciados neste domingo (2).

Continua após a publicidade.

Ela competiu pelo prêmio contra Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”), Demi Moore (“A Substância”) e Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”).

Com a vitória, ela se tornou uma das campeãs mais jovens da história do prêmio. A mais nova vitoriosa foi Marlee Matlin, que conquistou o troféu aos 21 anos e 18 dias por “Filhos do Silêncio”, em 1987. Aos 25 anos e 348 dias, Madison ocupa agora a nona posição entre as mais jovens vencedoras.

Continua após a publicidade.

Trajetória de Mikey Madison no Oscar 2025

Madison iniciou sua jornada pelo Oscar de Melhor Atriz em maio de 2024, durante o Festival Internacional de Cinema de Cannes. Na estreia de “Anora” no evento, a atriz recebeu elogios chamativos para alguém que, até então, nunca havia protagonizado um filme.

O que impulsionou as chances de Madison na disputa ao prêmio foi a vitória de “Anora” da Palma de Ouro, juntamente com a aquisição da distribuidora Neon. A distribuidora fez um trabalho estratégico, concentrando esforços na divulgação da produção para membros da indústria e votantes da Academia.

Continua após a publicidade.

Apesar disso, a jovem atriz não parecia estar no páreo ao lado das múltiplas vitórias de Demi Moore durante a safra, ou por conta do corpo de trabalho das demais indicadas.

A grande virada de Madison na disputa pela estatueta aconteceu durante o Bafta 2025, evento que a consagrou como a Melhor Atriz do ano. Sem surpresas depois, ela também venceu o prêmio de Melhor Protagonista no Indie Spirit Awards, tido como o “Oscar para filmes independentes”.

Vale destacar que, embora essas tenham sido suas únicas vitórias nas premiações anteriores, Madison foi a atriz que mais conquistou prêmios da crítica durante a temporada.

“Ainda Estou Aqui” leva Oscar; assista:

(CNN Brasil)



Noticias da Semana

Veja +