Rita Lee será homenageada no Carnaval da Mocidade, no Rio; rock, samba e liberdade



Vai ter rock e samba na Sapucaí. A cantora e compositora Rita Lee será a grande homenageada no Carnaval da Mocidade deste ano, no Rio de Janeiro

A escola de samba de Padre Miguel vai levar para a avenida uma narrativa carnavalesca com as marcas que Rita, uma brasileira revolucionária, deixou na história da música brasileira: mensagens de liberdade, luta por direitos das mulheres, alegria e respeito a todo ser humano.

Continua após a publicidade.

O eixo do samba enredo será “padroeira da liberdade”. Rita Lee a “Rainha do Rock Brasileiro”, morreu no dia 8 de maio de 2023, em São Paulo, aos 75 anos, após lutar contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021.

O samba-enredo

A Mocidade Independente de Padre Miguel lembra que Rita Lee, durante décadas, enfrentou preconceitos culturais da sociedade brasileira e defendeu o amor, acima de tudo. A frase de sucesso “Um belo dia resolvi mudar” abre o samba-enredo da Mocidade. Ela vem da canção “Agora só falta você” (1975), um dos marcos da carreira da cantora.

Continua após a publicidade.

Também cita “Cansei dessa gente careta” uma das formas de Rita quebrar padrões, como fez no sucesso “Ovelha Negra” (1975). Os sucessos Amor e Sexo (2003), “Doce Vampiro” (1980), “Desculpe o Auê” (1983), “Lança Perfume”, “Caso Sério” (1980) e “Lança Perfume” (1980) também podem ser percebidos com frases bem costuradas na letra do samba-enredo.

E o grito “Santa Rita Leeberdade” promete sacudir a avenida.

Além do rock

Continua após a publicidade.

Rita era uma artista eclética que, apesar de ter o rock na veia, também gravou sambas, marchinhas e dancing.

Isso vai permitir que o desfile, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, leve para a avenida uma narrativa visual e musical bem diversa.

O coreógrafo Marcelo Misailidis, lembrou que a Marquês de Sapucaí é um espaço de encontro das artes, que mistura música, dança e cenografias.

O desfile

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro será em três dias diferentes.

Começa no domingo, dia 15, continua na segunda,16, e termina no dia 17 de fevereiro.

A mocidade de Rita Lee desfilha na segunda, 16, às 22 horas.

(sonoticiaboa)



Noticias da Semana

Veja +