Vai ter rock e samba na Sapucaí. A cantora e compositora Rita Lee será a grande homenageada no Carnaval da Mocidade deste ano, no Rio de Janeiro

A escola de samba de Padre Miguel vai levar para a avenida uma narrativa carnavalesca com as marcas que Rita, uma brasileira revolucionária, deixou na história da música brasileira: mensagens de liberdade, luta por direitos das mulheres, alegria e respeito a todo ser humano.
O eixo do samba enredo será “padroeira da liberdade”. Rita Lee a “Rainha do Rock Brasileiro”, morreu no dia 8 de maio de 2023, em São Paulo, aos 75 anos, após lutar contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021.
O samba-enredo
A Mocidade Independente de Padre Miguel lembra que Rita Lee, durante décadas, enfrentou preconceitos culturais da sociedade brasileira e defendeu o amor, acima de tudo. A frase de sucesso “Um belo dia resolvi mudar” abre o samba-enredo da Mocidade. Ela vem da canção “Agora só falta você” (1975), um dos marcos da carreira da cantora.
Também cita “Cansei dessa gente careta” uma das formas de Rita quebrar padrões, como fez no sucesso “Ovelha Negra” (1975). Os sucessos Amor e Sexo (2003), “Doce Vampiro” (1980), “Desculpe o Auê” (1983), “Lança Perfume”, “Caso Sério” (1980) e “Lança Perfume” (1980) também podem ser percebidos com frases bem costuradas na letra do samba-enredo.
E o grito “Santa Rita Leeberdade” promete sacudir a avenida.
Além do rock
Rita era uma artista eclética que, apesar de ter o rock na veia, também gravou sambas, marchinhas e dancing.
Isso vai permitir que o desfile, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, leve para a avenida uma narrativa visual e musical bem diversa.
O coreógrafo Marcelo Misailidis, lembrou que a Marquês de Sapucaí é um espaço de encontro das artes, que mistura música, dança e cenografias.
O desfile
O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro será em três dias diferentes.
Começa no domingo, dia 15, continua na segunda,16, e termina no dia 17 de fevereiro.
A mocidade de Rita Lee desfilha na segunda, 16, às 22 horas.
(sonoticiaboa)