Por crime ou acidente mais de 4 mil doses de vacina foram perdidas em Porto Velho. Veja!



Ao entrar na sala, a enfermeira de deparou com bastante água pelo chão, e constatou que as câmaras frias estavam descongeladas

 

Um estoque de mais quatro mil doses de vacinas imunizantes à COVID-19 entre AstraZeneca e Coronavac estragou dentro do freezer do prédio do Núcleo de Vigilância Sanitária Epidemiológica e Ambiental – NUVEPA, localizado na cidade de Guajará-Mirim, há aproximadamente 330 km da capital do Estado. 

Essas doses seriam distribuídas à comunidade de Guajará-Mirim e populações indígenas que seriam vacinadas na cidade através da Casa do Índio. 

Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

De acordo com registros da Polícia Militar, por volta das 15h30 deste último domingo (16) uma guarnição foi acionada até o prédio do NUVEPA após uma denuncia de tentativa de furto no local. 

Ao chegarem ao NUVEPA, os policiais foram informados pela enfermeira chefe de que recebeu a ligação do vigilante do local onde fica a rede de frios questionando se era normal um barulho que ele estava escutando vindo das câmaras frias. 

Segundo a enfermeira, ela acionou um eletricista que ao conferir a instalação elétrica do prédio constatou que alguém puxou a fiação central, desligando automaticamente o disjuntor central, cortando o fornecimento de energia. 

Ao entrar na sala, a enfermeira de deparou com bastante água pelo chão, e constatou que as câmaras frias estavam descongeladas e marcavam 22°C, quando deveriam ao menos estar em 2,8°C.

Ao total foram deterioradas 4.200 doses de vacinas, também foi perdido soros, insulina e vacina contra HN1.

Os policiais militares registraram a ocorrência e o caso está sob  competência da Polícia Civil, que apura os fatos para averiguar se houve alguma ação criminosa para cortar a energia do prédio. 

Quem responde pela investigação é o Serviço de Vigilância, Investigação e Captura – SEVIC.

Sugestão de Pauta



Noticias da Semana

Veja +