Queijo de alta Floresta D’Oeste é campeão do 1° Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia



A Agroindústria Santa Paulina da dona Salete Pelissari foi consagrada campeã, na categoria Minas Padrão

 

Na manhã deste sábado,28, durante a 3ª Rondoleite, que aconteceu na 9ª Rondônia Rural Show Internacional, a produtora de Alta Floresta D’Oeste da Agroindústria Santa Paulina, Salete Pelissari foi consagrada campeã, na categoria Minas Padrão. “O melhor queijo minas padrão do estado de Rondônia é nosso! Parabéns dona Salete”, destaca o prefeito do município, Gio Damo.

Continua após a publicidade.

A Prefeitura Municipal Alta Floresta D’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), desenvolve uma série de medidas para facilitar a implantação e a legalização das agroindústrias. 

O programa tem como objetivo principal agregar valor aos produtos oriundos da agricultura familiar, a partir da verticalização da produção nas unidades produtivas. E teve início em 2012, com o atual prefeito de Alta Floresta D’Oeste Gio Damo, que era secretário de agricultura. E hoje começa a colher frutos fora das fronteiras do município. 

O 1° Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia (Conqueijo) visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando assim, ao produtor rural, um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

Continua após a publicidade.

Os produtores participantes do Concurso concorreram a R$ 61.551,92 (sessenta e um mil, quinhentos e cinquenta e um reais e noventa e dois centavos) em prêmios. O ConQueijo é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

O 1° ConQueijo recebeu 12 inscrições de produtores rurais das regiões da Zona da Mata, Central, Vale do Jamari, Madeira Mamoré e Cone Sul do Estado. No total, 29 queijos estarão concorrendo dentro das cinco categorias, sendo elas: muçarela, provolone, queijo minas padrão, queijo coalho e queijos de massa filada.

Os participantes são de agroindústrias familiares e estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados localizadas em Rondônia, com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE ou Sisbi).

Continua após a publicidade.

Texto: Dhiony Costa e Silva e Governo do Estado
Imagens: Carolina Brasil e arquivo pessoal
Decom – Prefeitura de Alta Floresta D’Oeste



Noticias da Semana

Veja +