No Cone Sul as cidades mandam suas grávidas para dá luz em Vilhena que realiza 90% dos partos



Ribamar Oliveira gravou vídeo para mostrar novo centro cirúrgico

 

Ontem, um profissional de saúde chamou a atenção do FOLHA DO SUL ON LINE para um fenômeno curioso que está acontecendo no Cone Sul de Rondônia: a maioria das crianças da região (mais de 90%) nasce em Vilhena. São registradas em seus municípios de origem, mas chegam ao mundo nos hospitais vilhenenses.
 
Em Cerejeiras o único hospital da cidade, que é público, até faz partos, mas somente quando o médico que executa esse tipo de procedimento está de plantão. Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Chupinguaia mandam todas as suas gestantes para o polo regional em matéria de saúde.
 
Em colorado do Oeste não nasce nenhuma criança há cerca de 13 anos. A cidade também costuma encaminhar suas grávidas para Vilhena e, portanto, desde 2010 nenhum coloradense de nascimento existe por lá, onde não há informações sobre a atuação de parteiras, que eram comuns, principalmente na zona rural, em décadas passadas.
 
Ao FOLHA DO SUL ON LINE, a psicóloga Rivânia Cássia Ribeiro, titular da Secretaria de Saúde de Colorado do Oeste, informou que essa “seca” de bebês nativos deve acabar nos próximos meses.
 
Cássia revelou que toda a estrutura do centro cirúrgico do único hospital coloradense está em fase final de montagem, com os últimos equipamentos adquiridos.
 
Com isso, além dos partos, cirurgias eletivas (agendadas) passarão a ser oferecidas, já que são procedimentos que não exigem aparato pós-operatório, como UTI.

Um vídeo gravado pelo prefeito Ribamar Oliveira mostra o avanço na implantação do novo centro cirúrgico no Hospital Municipal Pedro Grangeiro Xavier

Continua após a publicidade.

Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +