Amarras travam desenvolvimento de Rondônia



 

Embora Rondônia se orgulhe de muitas coisas boas nas quais se destaca, como a sua geografia fundiária que privilegia as pequenas propriedades, a força do agronegócio, o destaque de culturas como o café e o cacau, o leite e a agropecuária, além da sua liderança na piscicultura de cultivo e o alto índice de empregabilidade, o estado ainda está preso em muitas amarras que impedem um desenvolvimento mais célere.

Duas das maiores travas estão no campo da logística de escoamento de entrada e saída de riquezas e na regularização fundiária.  

Continua após a publicidade.

Na área de logística, neste momento, nem liberdade de transporte aéreo, temos. Voos estão suspensos e não se sabe quando voltam. Quem se sentir atraído por nossas oportunidades e desejar investir aqui, encontra dificuldade até para chegar no estado. Uma coisa inconcebível que os poderes públicos e a classe política não estão conseguindo resolver. Pelo menos na celeridade que o caso requer.

Por outro lado, a entrada e saída de riquezas, são travadas pela BR-364, congestionada e mal cuidada, e por uma hidrovia que, neste momento, sequer permite a navegação em função seca do Rio Madeira, e, claro, pela ausência de drenagem e desobstrução do canal navegável entre Porto Velho e Itacoatiara, no Amazonas. E o estado ainda enfrenta o problema da baixa capacidade de armazenamento da sua produção.

Outra grande trava é a regularização fundiária. Rondônia tem cerca de 80 mil imóveis regularizados. Mas tem mais de 100 mil para regularizar, emitir título ou escritura de propriedade. É um acervo fundiário soberbo, inerte na economia, pois sem acesso a recursos financeiro para desenvolvê-lo, e sem a segurança jurídica para se fazer investimentos. Isto representa uma outra Rondônia parada, estagnada no tempo. Inerte.

Continua após a publicidade.

Somados a estes, existem outras travas, de menor monta, mas representativas de um certo descaso ou falta de vontade política, apesar dos discursos ufanistas.     

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Fonte: noticiastudoaqui.com

 

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +