Operação em Rondônia desmantela fraude fiscal milionária



Polícia Civil e Ministério Público unem forças para acabar com esquema de sonegação de impostos no estado.

 

Nesta quarta-feira (27), uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público de Rondônia busca colocar um fim a um esquema de fraude fiscal que lesou os cofres públicos em mais de R$ 12 milhões. A ação visa desmantelar uma organização criminosa dedicada a práticas ilícitas, como falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Continua após a publicidade.

A investigação, iniciada em 2021, identificou indícios de uma fraude sofisticada relacionada a grãos de café. Empresas fictícias foram criadas em Rondolândia/MT para simular a origem desses grãos, embora fossem produzidos em cidades de Rondônia. O ICMS devido não era pago, causando prejuízos aos cofres estaduais.

A operação, nomeada “Operação Lungo”, em referência a uma xícara de café longa, tem como alvo o combate à sonegação fiscal e a garantia de que todos paguem seus impostos de forma justa. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em empresas, sendo sete em Rondônia e um em Rondolândia/MT. Além disso, 18 mandados de busca pessoal e veicular foram executados, totalizando 26 ações em diversas cidades do estado.

A ação é fruto do trabalho conjunto do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Rondônia (CIRA), que reúne representantes do Ministério Público, Polícia Civil, SEFIN (Secretaria de Estado de Finanças) e PGE (Procuradoria-Geral do Estado). O objetivo é enviar uma mensagem clara de que a fraude fiscal não será tolerada em Rondônia e que os responsáveis serão responsabilizados perante a lei.

Continua após a publicidade.

(diariodaamazonia)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +