Sobre os doze anos do pontificado do Papa Francisco



 

Todos estamos desde o ano passado, mês de dezembro, percebendo que a saúde do papa Francisco entrou em declínio, e isso se deu logo após seu aniversário de 88 anos e as solenidades de abertura das portas santas na cidade do Vaticano, janeiro e fevereiro isso ficou bem mais evidente; o que é bastante natural para pessoas acima das oito décadas de vida – e que vida esse argentino tem, bastante ler seus livros, suas biografias e assistir os dois filmes que a indústria do cinema e a NETFLIX o homenagearam nesses últimos tempos.

Eu já li alguns e assisti aos filmes, recomendo com certeza.

Continua após a publicidade.

O cardeal Mario Bergoglio foi eleito para reformar a igreja após a aposentadoria do Bento XVI e no dia 13 de março de 2013 após 26 horas de conclave, eleito que foi pelos seus colegas cardeais, quando já era noite na praça São Pedro, proferiu já sua primeira frase “polêmica”: (...) “Parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo”.

Ali foi o dia 13 de março distante agora exatamente 12 (doze) anos, quando foi eleito o primeiro papa latino-americano da história e também o primeiro jesuíta; agora dali em diante Mario morreu e nasceu Francisco, o bispo de Roma, o papa do fim do mundo – mas no caso literalmente falou sobre a geografia e não de outra vertente.

Estava naquele dia ao lado do amigo brasileiro, o cardeal Dom Cláudio Hummes, já indicava quais seriam as linhas do seu pontificado: a Igreja deve ter misericórdia, olhar para os marginalizados, estar presente nas periferias, e nunca esquecer os pobres.

Continua após a publicidade.

Ele foi eleito para reformar. Vale lembrar que antes da eleição, diversos escândalos financeiros e de abusos sexuais estavam manchando a imagem da Igreja.

No dia de hoje, voltamos para o presente. O Papa Francisco passa o aniversário de seu pontificado em seu quarto no décimo andar do Hospital Gemelli sob intenso cuidado medico e com ajuda de oxigênio já há mais de 29 dias.

Hoje é feriado na Cidade do Vaticano, segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé, nenhuma comemoração está planejada nesta quinta-feira (13) para os 12 anos de pontificado, mas haverá amanhã dia 14 uma missa que será celebrada pelo Secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin e contará com a presença de embaixadores e do corpo diplomático credenciado junto à Santa Sé.

Continua após a publicidade.

Ele, Francisco, passa os dias no hospital assistindo os exercícios espirituais da Quaresma que ocorrem na Sala Paulo VI, dentro da Cidade do Vaticano. Como tem que ser. Um período de meditação e reflexão para ele e todos nós de fé e missão católica e apostólica, seguindo o legado de Pedro e Paulo e do próprio Cristo Jesus. Guardemos todos nós portanto a fé que o homem de Nazaré, Deus encarnado nos deu por ensinamento; viva Francisco e seu legado.

Por: Francisco Aroldo economista

Presidente do Instituto Kadosh para o desenvolvimento

Conselheiro no CORECON – RO conselho de economia de Rondônia



Noticias da Semana

Veja +