
A chef de cozinha acreana Rafysa Assem, 1° Enchefs Acre e Finalista Abrachefs Nacional, preparou um prato com pirarucu que reúne ingredientes regionais acessíveis.
A culinária da Amazônia é, sem dúvida, um destaque nacional. O pirarucu, um dos peixes mais populares da região, ganha novas releituras na gastronomia de tempos em tempos e, nesta receita, foi “perfumado”. Melhor dizendo: aromatizado, com raspas de limão.
O prato, preparado pela chef de cozinha acreana Rafysa Assem, ganha complementos que mostram a variedade do paladar amazônico, como o arroz preparado com castanha-da-Amazônia e um molho pesto de jambu.
O pirarucu (Arapaima gigas), um dos maiores peixes de água doce do mundo e originário da bacia amazônica, já é conhecido por sua textura firme e sabor delicado. Confira a receita:
Ingredientes
- filé de pirarucu fresco (a quantidade que preferir para o prato)
- sal
- pimenta do reino
- raspas de limão
- arroz agulhinha
- azeite
- alho
- castanha do brasil
- jambu
- chicória
- pimenta de cheiro
- queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Para o pirarucu
Pegar as postas do peixe e fazer marcações de quatro dedos. Nessas partes temperar com sal, pimenta do reino a gosto e as raspas do limão.

Em uma frigideira colocar azeite para esquentar e adicionar o peixe para selar. Adicione água para dar mais tempo de cozimento ao peixe se ficar cru.
Para o molho
Para o molho pesto é preciso de um liquidificador, um mixer ou um pilão. Adicionar 200 ml de azeite, 80 gramas de jambu fervido, três folhas de chicória, duas pimentas de cheiro.
Adicionar também suco do limão, cinco castanhas, dez gramas de queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de pimenta do reino e levar para processar tudo.
Para o arroz
Fazer um arroz branco com alho e adicionar castanha do brasil torrado no forno ou na frigideira.
Montagem
Preparar o prato com o arroz e colocar por cima o peixe. Ao seu entorno colocar o molho preparado no liquidificador e uma folha de jambu para decorar.
(portalamazonia)