O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne-se na manhã desta 4ª feira (27.fev.2019) com o líder norte coreano Kim Jong-un no Vietnã.
Os líderes trocaram algumas palavras na presença de jornalistas e, agora, têm encontro fechado. Depois, deverá ocorrer 1 jantar entre os presidentes das potências e seus assessores.
Na conversa com jornalistas, Trump mostrou-se otimista em relação às conversações com o líder norte-coreano.
“É ótimo estar com você. Achei que a primeira cúpula foi 1 grande sucesso, e estou esperançoso de que esta será igual ou melhor que a primeira”, disse.
Para Kim Jong-un, o 2º encontro entre os líderes representa 1 avanço e positivo sinal para as relações diplomáticas.
“Somos capazes de superar todos os obstáculos e estamos aqui hoje”, falou, brevemente.
Trump também aproveitou a oportunidade para salientar a importância econômica do país asiático.
“Seu país tem 1 potencial econômico tremendo (…). Você terá 1 futuro tremendo para seu país, você é 1 grande líder. Vamos ajudar”, disse.
EXPECTATIVAS
Na 3ª (26.fev), Trump disse que a Coreia do Norte pode “prosperar como o Vietnã“. Afirmou que a nação de Kim Jong-un tem 1 “potencial impressionante”, como “quase nenhum outro” país.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) February 27, 2019
Nesta 4ª, o presidente norte-americano afirmou que os países tentarão 1 consenso sobre a desnuclearização. Também citou a interferência de países como China, Rússia, Japão e Coreia do Sul para tornar a Coreia do Norte “uma potência econômica”.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) February 27, 2019