Homens armados matam mais de 60 em casa de shows na Rússia



Outras 145 pessoas estão feridas; local do ataque, Crocus City Hall fica a cerca de 30 km da Praça Vermelha

 

Homens armados invadiram a casa de shows Crocus City Hall, a cerca de 30 km da Praça Vermelha, em Moscou, e mataram mais de 60 pessoas nesta 6ª feira (22.mar.2024). Outras 145 foram feridas. Os números são da agência de notícias estatal russa, Tass.

Continua após a publicidade.

O espaço para eventos fica no distrito de Krasnogorsk, perto da capital Moscou. A banda de rock Picnic se apresentaria nesta 6ª feira. Segundo Tass, os integrantes do grupo não estão entre os feridos.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.

A Amaq, agência de notícias associada ao grupo extremista, disse em seu canal no Telegram que “combatentes” do EI atacaram uma “grande concentração de cristãos” em Krasnogorsk, perto de Moscou.

Continua após a publicidade.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram:

  • 4 homens (3 armados) atirando nas pessoas;

  • correria de pessoas dentro da casa de shows assim são ouvidos tiros.

Assista ao vídeo (1min54s):

Continua após a publicidade.

 

Além do ataque a tiros, um incêndio também atingiu o Crocus City Hall. Ainda não está claro o que causou o início do fogo. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o prédio em chamas.

Assista ao vídeo (40s):

 

REAÇÃO DO KREMLIN

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que trata-se um “ataque terrorista sangrento”. Informou que a prioridade no momento é resgatar quem ainda estava na casa de shows. Já o Kremlin declarou que o presidente Vladimir Putin foi comunicado nos “primeiros minutos”.

Um dos suspeitos de atirar nas pessoas foi preso. Assista ao vídeo (1min13s):

 

UCRÂNIA NEGA ENVOLVIMENTO

Depois do ataque, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia divulgou um comunicado em que nega qualquer responsabilidade do país sobre o ocorrido. Disse que Kiev considera as acusações russas de que teria envolvimento no ataque como uma “provocação planejada pelo Kremlin”.

BRASIL LAMENTA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou às 18h59 desta 6ª feira (22.mar). Chamou o ataque ao Crocus City Hall de “ato de terrorismo” e que não se tem notícia de brasileiros entre as vítimas. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 95 kB).

ONDE FICA O CROCUS CITY HALL

(Poder360)



Noticias da Semana

Veja +