
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), já falou com ao menos 34 líderes de outros países desde o começo de seu 2º mandato, em 20 de janeiro, considerando encontros presenciais e telefonemas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está na lista.
O republicano já falou ao menos 4 vezes com representantes de Canadá, Israel, Rússia, Ucrânia, Índia e Reino Unido. Contando somente encontros presenciais, Trump se encontrou com 21 líderes, incluindo os presidentes sul-americanos Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), da Argentina, e Daniel Noboa (Ação Democrática Nacional, direita), do Equador.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer (Partido Trabalhista, centro-esquerda), lidera a lista das conversas com Trump. Em 2º lugar, vem o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita). Ao todo, Trump falou mais vezes com líderes de esquerda ou centro-esquerda do que de direita ou centro-direita. Foram 30 encontros presenciais e 40 ligações –57%.