QUE DIZ SITE RUSSO - Bolsonaro calado, aliados em campo: qual o impacto da prisão domiciliar no jogo político do Brasil?

Publicidade


Depois de voltar a descumprir as medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve a prisão domiciliar decretada nesta segunda-feira (4). Uma especialista analisa à Sputnik Brasil o impacto do novo capítulo para o xadrez político do país.

Entre bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil, apoiadores do ex-presidente saíram às ruas no último fim de semana em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador para criticar o STF e pedir a anistia dos envolvidos nos ataques do dia 8 de janeiro de 2023. Do alto do trio elétrico em Copacabana, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez uma chamada de vídeo com o pai, que não podia comparecer ao ato por conta das medidas cautelares determinadas por Moraes.Mesmo assim, Bolsonaro falou aos manifestantes, e o vídeo foi compartilhado nas redes sociais de Flávio, mas retirado do ar depois. 

Essa foi uma das justificativas dadas pelo ministro do STF para determinar a prisão domiciliar do ex-presidente, que já usava tornozeleira eletrônica. Bolsonaro também estava impedido de sair de casa entre 19h00 e 06h00 e usar as mídias sociais direta ou indiretamente. Além disso, ele já havia sido advertido em 24 de julho sobre o descumprimento das medidas.


Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +