Cooperativas alcançam bancos em número de agências



Sistema faz com que associados sejam ao mesmo tempo donos e usuários da instituição

 

As cooperativas de crédito estão ampliando suas atividades e alcançaram os bancos tradicionais em número de agências físicas. O principal objetivo com a expansão é aumentar a capilaridade do modelo e manter a proximidade com o cliente.

Por outro lado, os maiores bancos do país apostaram na ampliação do atendimento digital e fecharam agências, movimento que já vinha ocorrendo nos últimos anos, mas que foi acelerado pela pandemia.

Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Levantamento do jornal Folha de S.Paulo mostra que o maior sistema, o Sicoob, tem 3.523 pontos de atendimento presencial espalhados pelo país, atrás apenas do Banco do Brasil, com 4.161. O Sicredi, segundo maior sistema cooperativo, aparece em sexto lugar, com 2.033 agências, logo depois do Santander, com 2.694.

“As cooperativas, que também têm dado forte ênfase ao atendimento remoto, contudo, ainda vislumbram oportunidades para novos pontos físicos, sobretudo em regiões metropolitanas, onde a sua rede encontra-se bem aquém da dos bancos”, diz o diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen.

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela união de pessoas para prestar serviços financeiros aos seus associados. No sistema, os associados são ao mesmo tempo donos e usuários da instituição, com participação na gestão e com usufruto de seus produtos e serviços.

(revistaoeste)



Noticias da Semana

Veja +