A PRESENÇA DO BRASIL -Com covid, Tereza Cristina participa de reunião da ONU com vídeo gravado



 

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou do evento Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU (Organização das Nações Unidas). Sua participação foi com um vídeo gravado, segundo a ministra, depois que ela foi diagnosticada com covid-19, nesta 6ª feira (24.set.2021).

O evento na ONU não estava na agenda da ministra. Ela publicou sobre sua participação em seu perfil do Twitter no início da tarde.

Continua após a publicidade.

Tereza Cristina afirmou que sua participação foi gravada e publicou um vídeo com sua fala na Cúpula de Sistemas Alimentares.

Assista à participação da ministra (3min05seg):

Continua após a publicidade.

A ministra afirmou que o evento era uma “oportunidade para reorientar prioridades” e anunciou a adesão do Brasil as seguintes coalizações: Pecuária Sustentável, Perdas e Desperdícios e Merenda Escolar.

Assumo aqui o compromisso de construirmos um sistema alimentar mais produtivo, inclusivo, resiliente e sustentável no contexto da Agenda 2030 e da realidade brasileira”, afirmou Tereza Cristina.

Agenda 2030 é uma plataforma da ONU que conta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre eles, a erradicação da fome e a agricultura sustentável.

Continua após a publicidade.

A ministra afirmou ainda que o Brasil irá expandir a produção com “uso racional” dos recursos naturais. Esse uso, segundo Tereza Cristina, diminuiria a pressão pelo avanço da agricultura em novas áreas, o que poderia significar danos ao meio ambiente.

Além disso, a ministra lançou nesta 6ª feira (24.set), com o ministro da Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, a coalização “Crescimento Sustentável da Produtividade”. O objetivo, segundo Tereza Cristina, é “ampliar a eficiência do uso dos recursos produtivos e a disponibilidade de alimentos a preços acessíveis”. A ministra não deu mais detalhes.

ESPLANADA CONTAMINADA

Tereza Cristina foi uma das pessoas do 1º escalão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) a anunciar um diagnóstico de covid-19 nesta semana. Além dela, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, também anunciou que foi diagnosticado com a doença nesta 6ª feira.

Na 3ª feira (21.set) foi a vez do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O ministro está em Nova York e irá cumprir o período de quarentena na cidade norte-americana. Ele estava na comitiva brasileira para a Assembleia Geral da ONU. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orientou isolamento de 14 dias para os integrantes da comitiva na volta ao Brasil.

Um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também foi diagnosticado com a doença. Ele fez parte da comitiva presidencial que esteve em Nova York, junto com Queiroga.

Atualmente, Bolsonaro está isolado seguindo orientações da Anvisa após a viagem a Nova York e assintomático. O presidente deve fazer um teste para covid-19 no fim de semana. Leia aqui todos os 18 ministros que já foram infectados pelo coronavírus.

(Poder360)



Noticias da Semana

Veja +