Em visita ao Amapá, Bolsonaro inaugura rede de internet subaquática no rio Amazonas



Comitiva chegou no estado por volta de 10h desta sexta-feira (14) e seguiu para a praia do bairro Fazendinha, na Zona Sul de Macapá.

 

Em viagem ao Amapá, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta sexta-feira (14) de uma visita técnica junto ao Ministério das Comunicações para acompanhar a implementação da Infovia 00, um dos marcos do Programa Norte Conectado. O projeto integra cabos subfluviais pelo rio Amazonas para levar internet de alta velocidade a comunidades isoladas da Amazônia.

Continua após a publicidade.

É a terceira visita dele ao estado desde que assumiu o cargo. A última tinha sido há mais de um ano, após o o apagão de novembro de 2020 que deixou o estado com fornecimento limitado por 22 dias. A primeira visita foi em 2019 para a inauguração do novo aeroporto.

O presidente, sem máscara, veio em carro aberto por cerca de 20 quilômetros até a praia do bairro Fazendinha, local da visita técnica, e acenou para simpatizantes ao longo do trajeto.

Continua após a publicidade.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e o chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, também integraram a viagem.

O presidente chegou na praia por volta de 10h40. Em seguida, partiu do píer numa embarcação até o navio que armazena os cabos, ancorado no meio do Rio Amazonas.

Ele estava acompanhado do governador Waldez Góes (PDT), do prefeito de Macapá Dr. Furlan (Cidadania), deputados e senadores, entre eles, Davi Alcoumbre (DEM), principal articulador político da implantação da Infovia no Amapá.

Continua após a publicidade.

A imprensa não foi autorizada a acompanhar a ação. Em seguida, Bolsonaro, políticos e ministros discursaram num palco montado na beira da praia, mais próximo ao público. Na chegada até o palco, o presidente, à pé e sem máscara, abraçou e cumprimentou apoiadores.

No discurso em terra firme, o governador Waldez Góes e Davi Alcolumbre não permaneceram. Após o fim da cerimônia, por volta de 12h30, o presidente fez uma nova carreata em via pública no caminho até o aeroporto, de onde partiu por volta de 14h.

Infovia

A rede de fibra óptica com mais de 770 quilômetros de cabos segue até Santarém, no Pará. A visita técnica acontece na praia de Fazendinha, na Zona Sul, ponto inicial da Infovia no Amapá.

O trajeto passa por cidades importantes da região como Almeirim (PA) e Monte Alegre (PA). Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas devem ser beneficiadas, principalmente ribeirinhos.

(G1)



Noticias da Semana

Veja +