Novo Hamburgo (RS) 05/05/2025 — Um dos suspeitos de envolvimento em um suposto plano terrorista contra o show da cantora Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, foi solto neste fim de semana após o pagamento de fiança. Luis Fabiano da Silva foi preso em flagrante por porte ilegal de arma na cidade de Novo Hamburgo (RS), mas liberado pela Polícia Civil após cumprir o pagamento estabelecido pela autoridade policial.
A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que também afirmou que o suspeito passará por audiência de custódia nesta segunda-feira (5). “A fiança foi fixada pela autoridade policial, ele está em liberdade e passará por audiência de custódia”, informou o TJRS.
Apesar da soltura, o caso continua sob investigação das forças de segurança do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Ambas as Secretarias de Segurança Pública foram procuradas pela reportagem, mas até o fechamento desta matéria não haviam se manifestado sobre os desdobramentos da prisão ou os detalhes da apuração.
Segundo informações preliminares, o plano que estaria sendo articulado por grupos extremistas tinha motivações terroristas e mirava públicos específicos, incluindo crianças, adolescentes e membros da comunidade LGBTQIA+. A possível ameaça ao megaevento, causou indignação nas redes sociais, com internautas expressando revolta diante da soltura do suspeito.
Grupos de direitos humanos e ativistas também se pronunciaram, cobrando mais rigor por parte das autoridades e proteção para os participantes do evento. O Ministério da Justiça e a Polícia Federal ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a possível conexão entre o preso e um plano articulado de ataque.
A apresentação de Lady Gaga no Brasil ocorre em um contexto de alta vigilância por parte das forças de segurança. Diante da repercussão, cresce a pressão para esclarecimentos sobre a gravidade das acusações e os riscos à segurança pública.
Fonte: noticiastudoaqui.com