
BRASIL — A Polícia Federal deflagrou, nesta semana, a Operação Proteção Integral II, uma ação nacional coordenada para combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A operação teve como foco a identificação, prisão e responsabilização de indivíduos envolvidos na produção, armazenamento, compartilhamento e comercialização de material com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.
Ao todo, foram cumpridos 129 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva em diversos estados do país. Durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes registraram 44 prisões em flagrante, a maioria por posse de material pornográfico envolvendo menores de idade.
A operação contou com um grande esforço integrado, envolvendo 462 policiais federais e 175 policiais civis de diferentes unidades da federação. Segundo a PF, os mandados foram expedidos com base em investigações conduzidas a partir do rastreamento de arquivos ilegais na internet e denúncias anônimas.
A “Proteção Integral II” é parte de uma série de ações sistemáticas que buscam interromper redes criminosas que exploram a vulnerabilidade de crianças e adolescentes para fins ilícitos.
O nome da operação remete ao princípio constitucional da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Polícia Federal reforça que o enfrentamento a esse tipo de crime exige vigilância permanente e cooperação entre órgãos públicos, entidades civis e a sociedade. Denúncias de crimes contra menores podem ser feitas, inclusive de forma anônima, pelo Disque 100 ou pelo canal denuncia.pf.gov.br.
Fonte: noticiastudoaqui.com