.jpg)
Por Redação, 10 de junho de 2025 - Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo instituto Quaest revela que 48% dos brasileiros rejeitam as propostas tributárias apresentadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 41% dos entrevistados disseram apoiar as medidas relacionadas à reforma tributária e à criação de novos impostos. O levantamento aponta ainda 11% de indecisos ou que preferiram não opinar.

A sondagem mostra um cenário de divisão na opinião pública, com variações significativas conforme a faixa de renda, idade, escolaridade e região do país. Entre os mais jovens e moradores do Norte e Nordeste, o apoio às medidas é maior. Já no Sul e Sudeste, e entre os que recebem salários mais altos, a rejeição tende a predominar.
As propostas do governo incluem alterações na forma de arrecadação federal e debates sobre a tributação de grandes fortunas e heranças, temas que têm gerado forte reação no Congresso e entre setores empresariais.

O resultado da pesquisa surge em meio à visita do presidente de Angola, João Lourenço, ao Brasil, como parte das celebrações da Semana da África. O encontro com Lula no Palácio do Planalto, nesta semana, reforça a agenda internacional do governo, enquanto internamente o Planalto enfrenta resistência às medidas econômicas.
O levantamento da Quaest é mais um sinal de que, apesar da maioria do Congresso dar sinal verde à tramitação da reforma tributária, o apoio popular ainda está longe de ser unânime — e poderá influenciar os rumos da proposta nos próximos meses.
