
Mais de 30 estudantes do distrito do Triunfo, em Candeias do Jamari (RO), foram impedidos de seguir viagem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã deste domingo (16) e quase perderam o segundo dia do Enem. O ônibus que levaria o grupo a Porto Velho foi parado porque o transporte estava irregular e, por isso, ficou retido no posto da PRF.
Os alunos ficaram cerca de 40 minutos à beira da estrada esperando uma solução. Parte deles precisou pagar outro transporte para chegar ao local de prova. Outros seguiram em um segundo ônibus enviado pela prefeitura, e alguns foram levados pela própria PRF.
Os estudantes afirmam que o mesmo problema já tinha ocorrido no domingo passado (9). Naquele dia, a PRF apenas orientou o motorista e deixou o ônibus seguir viagem. A prefeitura teria sido avisada durante a semana, mas não resolveu a irregularidade.
O estudante Thiago Damião de Souza contou que todos conseguiram fazer a prova, mas que o atraso e a confusão deixaram ele nervoso e atrapalharam sua concentração.
"Eu acabei a prova cedo, nem tinha cabeça pra fazer a prova, eu peguei e fiz logo rápido. Porque saímos de lá 8h da manhã e chegamos aqui umas 10h40 por volta", disse.
A PRF informou que a abordagem foi de rotina, às 9h47, confirmou que o transporte estava irregular e disse que todos os alunos foram liberados às 10h15 (horário local), antes do fechamento dos portões.
Em nota, o prefeito de Candeias do Jamari, Lindomar Garçon, afirmou que, após o problema no transporte universitário, o ônibus foi substituído imediatamente por um veículo novo, equipado com ar-condicionado e acessibilidade.
FONTE G1RO