ELEIÇÕES 2020



 

Com a proximidade de mais uma eleição em nível nacional para eleger novos representantes políticos, eis que surgem na esfera municipal as mais diversas figuras pleiteando vagas para a prefeitura e casa legislativa em Ariquemes. Nossa cidade já foi palco de disputas acirradas e por que não dizer violentas e com muitos interesses pessoais, partidários e comerciais, um coronelismo típico que dominou por muito tempo esse rincão. Dessa vez as eleições estão se configurando bastante diferentes do que estávamos acostumados, chegou a era da informação.

Alguns muitos leitores hão de concordar que por anos fomos dominados pela mídia tradicional de rádio e TV. Este comunicador que aqui vos escreve presenciou por várias vezes ordens vindas de cima para falar bem de um candidato e “queimar” outro de acordo com os interesses dos donos de suas concessões, na maioria políticos.

Continua após a publicidade.

Ah, a era da informação! Como ansiava por ela, e ainda há quem a desqualifique, certamente gente da velha guarda que não aceita perder hegemonia e privilégios, gente que diante de todos os fatos ainda acreditam dar as cartas em nossa cidade. Não a toa, elegemos um presidente da república, achincalhado pela mídia, com apenas 7 segundos de propaganda eleitoral, sem papas na língua e com uma imensa sede de fazer o certo, há muitos assim por aí e é nosso dever encontrá-los.

Mas vamos a Ariquemes, no cenário temos um novato tanto em idade quanto em domicílio, chegado em 2004 e feito um trabalho brilhante como delegado de polícia arrebatou incríveis 17.861 votos para uma primeira disputa eleitoral, tendo disputado a prefeitura de Ariquemes conquistando mais de 58% dos eleitores, agregando um gabinete técnico e mais um delegado pra tropa e elite, cometeu erros e os corrigiu no mais breve espaço de tempo, sujeito aberto a críticas e sugestões. De outro lado o vice-prefeito, provável candidato e porque não dizer um adversário à altura, filho de leão de juba grossa na política que com tantas eleições vencidas dispensa comentários. Sou suspeito em falar dele, Lucas é um partidão para a cidade, gente daqui atuante em tempos de escola e em causas sociais, viajado, técnico na área do Agro que é forte em nossa região e articulado. Temos também possivelmente Tiziu, empresário forte, gente da gente, simples, porém com grande conhecimento, mas que perdeu grandes oportunidades sujeitando-se a desmandos de partidos e caciques da velha política, também sou suspeito em falar deste com quem tenho amizade, respeito e consideração. Ouvi dizer que Ezídio da lotérica também entraria na disputa, esse é um grande parceiro de militância em prol das causas Ariquemenses, conheço há muitos anos, empresário competente, cara do bem, mas em conversas com vários eleitores sempre dizem ter receio de votar por ter laços com algumas entidades de classe e políticos com interesses escusos. O restante nem adianta citar aqui, não vejo ninguém com musculatura suficiente pra passar por cima desses nomes.

Quanto a casa de leis a conclusão a que chego é de que precisamos RENOVAR A CASA, das 13 cadeiras metade é improdutiva e ainda há quem diga dentro daquela casa de leis que Ariquemes já deveria ter 17 vereadores, aff! Em 2016 a campanha encabeçada por este aqui e alguns bons cidadãos para trocar toda aquela velha legislatura obteve êxito, das 13 cadeiras 10 foram substituídas pela vontade popular e o plano sorrateiro para aumentar seus subsídios em até R$ 18.000,00 foi frustrado. Esta é uma luta que levaremos com orgulho pelo resto da vida. Aos leitores conclamo... É chegada a hora de mostrar nossa participação, nosso protagonismo e esclarecimento, nunca houve um tempo assim. Hoje conhecemos por nome e cargo o alto escalão da presidência da República, os ministros do STF, os secretários de governo de estado, as secretarias municipais e seus representantes das pastas e tudo mais que acontece no mundo da política, não há mais tempo pra amadorismo e votos desentendidos. Sempre digo: servir a população não deve ser um privilégio e sim uma honra! Avante Ariquemes, lutemos por bons representantes e tempos melhores que dias melhores virão, não desanimem da política, Platão já dizia: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”, então bora participar. Grande abraço, até o próximo post.

Continua após a publicidade.

Por André Ribeiro

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +