O ex-ministro diz que a política vive “fase de moagem e pulverização” e analisa o quadro de olho no Senado



Um dos veteranos da política Rondônia, com projeção nacional, pode voltar ao cenário nas eleições deste ano.

 

Amir Lando, integrante histórico do MDB, participou desta fase de entendimentos e formação de quadros com vistas às eleições, e não descarta a possibilidade de participar do pleito, enxergando espaço para disputar a vaga ao Senado Federal.

Continua após a publicidade.

Atento observador da política brasileira, Lando comentou com o Extra de Rondônia o atual momento, e lamentou o que clássica como “desespero e ausência de ideologia e princípios programáticos dos partidos”.

Ele – que já foi, entre outros cargos, ministro da Previdência Social, senador e deputado federal –  avalia que o sistema atual está mostrando cada vez mais seu descompasso com os fundamentos políticos, e que o sistema passa por uma fase de “moagem e pulverização”, onde os interesses por verbas do fundo partidário pesam mais do que a afinidade ideológica e programática.

Ele fala que este desgaste do sistema provoca a ausência da apresentação de propostas que tragam um alento e esperança de melhoria para a política nacional e estadual, e isso será ruim para todos, pois significa que teremos um processo eleitoral pobre de ideias e de projetos.

Continua após a publicidade.

“Nossa política precisa dar um salto de qualidade, e voltar a ser a arte de construir o futuro, sendo uma ação virtuosa para atingir o bem comum. Hoje, infelizmente, a política não trilha mais as veredas da verdade, e as promessas de campanha devem seguir neste caminho, transformando-se em propostas efetivas, e não como acontece atualmente”, disse ao Extra de Rondônia.

Para tentar interferir neste debate, apresentando tal argumentação, Lando está cogitando participar da campanha como candidato, disposto a dar sua contribuição para o processo que se avizinha.

(extraderondonia)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +