Meirelles faz previsão eleitoral pessimista para Lula



 

Aliado de Lula, o ministro da Fazenda do governo Temer, Henrique Meirelles, reconheceu que o presidente Jair Bolsonaro tem chances de ganhar no segundo turno. Meirelles, que foi presidente do Banco Central de Lula, fez ainda uma previsão pessimista sobre um eventual terceiro governo do petista.

“Se considerarmos o atual programa de governo de Lula, isso será uma má notícia”, disse Meirelles, em um documento a investidores obtido pelo site Poder360. “O plano foi preparado levando em conta uma visão similar à do terceiro governo do PT, a administração de Dilma, porque quem desenvolveu esse programa foi um grupo de economistas que acredita fortemente no papel do Estado e de estatais como indutoras do desenvolvimento econômico.”

Continua após a publicidade.

Meirelles participou de uma conferência telefônica da consultoria Eurasia. Não está claro no relatório da empresa quando foi a conversa.

Na conversa, reafirmou que apoia o petista, mas não se mostrou convicto sobre a possibilidade de vitória do PT. Disse que há chances de reeleição de Bolsonaro. “Lula é favorito, mas ainda acho que Bolsonaro pode vencer”, afirmou. Na avaliação do ex-ministro, há dúvidas sobre o que Lula decidirá fazer na economia, caso eleito. Ele afirmou que houve grande variação nessa área nos mandatos de Lula e de sua sucessora, Dilma.

Meirelles falou também sobre outros economistas que apoiam o petista: “Há um outro grupo que apoia Lula”, observou. “É um grupo mais liberal, no sentido europeu do termo, e não o usado nos EUA, que se preocupa mais com responsabilidade fiscal e sustentabilidade da dívida. Esse grupo apoia a ideia de aumentar as despesas do governo além do teto como forma de promover crescimento e quer uma autorização do Congresso”.

Continua após a publicidade.

Em nota enviada a Oeste às 14h42, Meirelles informou o que espera de um eventual governo Lula. “Nas conversas com investidores repito que, na minha opinião, um eventual governo Lula vai priorizar as responsabilidades fiscal e social dentre as alternativas propostas pelos diferentes grupos de economista. Outras interpretações das minhas falas são puro ruído”, declarou em nota.

(revistaoeste)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +