Governo deverá promover inclusão digital dos moradores
![]() |
Até o ano passado, mais de 28 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Rondônia, os serviços de telecomunicações são precários em oito das 52 cidades. Estima-se que mais de 56 mil habitantes do estado não conseguem falar ao celular com qualidade ou acessar serviços digitais usando a rede mundial de computadores. Foi por isso que a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) reivindicou do governo do estado investimentos em telefonia para o distrito de Santana do Guaporé.
A deputada solicitou a instalação de torres de transmissão de voz e dados para o distrito. “A instalação das torres de celular e internet não apenas proporcionará melhor acesso à comunicação, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico e social da região. A população local aguarda e tem cobrado por essas melhorias essenciais para sua vida diária”, frisou.
O distrito está localizado há 26 quilômetros da cidade de São Miguel do Guaporé, onde moram cerca de dois mil habitantes, que não participam de políticas públicas de inclusão digital que possibilita acesso à educação, informações gerais, serviços bancários e até socorro médico. Em 2014 o governo de Rondônia lançou o Programa Telefonia Móvel com a promessa de conectar toda a região, mas até hoje o povoado aguarda a efetivação. Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que os mais pobres, cerca 2,7 bilhões de pessoas, aproximadamente um terço da população global, permanecem desconectadas da internet e da telefonia.
Texto: Cristiane Abreu, Francisco Costa / Assessoria parlamentar
Foto: Fabrícia Lopes / Assessoria parlamentar
