Órgão conclui ensaios e reuniões técnicas que integram as ações de segurança e mobilidade da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
APolícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu neste domingo (2) a etapa final de preparação para a COP30, em Belém (PA), com a consolidação do planejamento iniciado ainda em 2023. Com ações integradas junto a órgãos de segurança e de trânsito, o trabalho envolveu treinamentos, simulações e reuniões técnicas voltadas a garantir a fluidez e a segurança dos deslocamentos durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reunirá chefes de Estado e delegações de diversos países.
Na PRF, a organização para a Convenção começou com o planejamento, que contempla capacitação dos servidores, melhoria nas estruturas, aquisição de equipamentos e tecnologias, além de mapeamento aprofundado da região e estudo do fluxo viário. A fase de organização incluiu maior aproximação e afinamento das relações institucionais com outros órgãos públicos, que atuarão de forma integrada e colaborativa.
Na última semana, três atos fecharam a série preparatória: na quinta (31/10), ocorreu o Encontro Técnico de Motociclistas Batedores para a COP30, evento com objetivo de alinhar procedimentos e promover a integração operacional entre as equipes de motociclistas que atuarão na escolta e condução das delegações nacionais e estrangeiras. Na oportunidade, foram tratados temas estratégicos relacionados às intervenções viárias temporárias e desvios no centro de Belém, área que concentra grande parte da movimentação de autoridades durante o evento. O foco foi garantir que, de forma coordenada, os órgãos públicos envolvidos possam oferecer segurança e mobilidade urbana tanto às comitivas quanto à população local.
Outra reunião importante foi o briefing geral, com todo o efetivo da PRF presente em Belém, que é a passagem de instruções objetivas sobre a missão na Conferência. Policiais rodoviários federais de todo o país que reforçam o corpo de servidores na capital paraense estiveram presentes no encontro, que contou com a presença do diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, demais chefes das diretorias nacionais, e do superintendente da PRF no Pará, Haroldo Teixeira.
Por fim, neste domingo (02/11), aconteceu o último ensaio técnico, uma espécie de simulação aproximada dos trabalhos que serão realizados nos próximos dias, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Equipes da PRF, militares do Exército Brasileiro que compõem o Comando Operacional Conjunto Marajoara, Polícia Militar do Pará, agentes do Departamento de Trânsito do Pará, Guarda Municipal de Belém e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém, participaram da concentração, na Praça da República, e da viagem de quase 8 quilômetros até chegar ao Parque da Cidade. Todo o deslocamento foi acompanhado pela equipe de coordenação da central de escoltas, instalada no Centro Integrado de Comando e Controle
Orientações para o período da COP30
Durante a conferência, a PRF e demais órgãos integrantes do comando de trânsito reforçam a importância da conscientização da população de Belém, para que toda a operação ocorra de forma segura e com o menor impacto possível ao cotidiano dos cidadãos. Os condutores devem respeitar as sinalizações colocadas nas vias, obedecer aos comandos dos agentes, buscar rotas alternativas e, em hipótese alguma, tentar acompanhar ou ingressar nos comboios oficiais, que são cápsulas de segurança.
“O trabalho dos batedores exige precisão, disciplina e trabalho conjunto. O esforço de todos os órgãos envolvidos é para garantir um evento seguro, organizado e com o mínimo de interferência na rotina dos moradores de Belém. A segurança que oferecemos não é apenas às autoridades, mas a todos os cidadãos”, destacou o PRF Mateus Muller, coordenador da Central de Escoltas da PRF.