
Perdoem-me os entusiastas da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada para investigar a roubalheira nas contas de aposentados e pensionista do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mas não acredito que essa Comissão logrará êxito na missão para qual foi criada. Respeito à opinião dos que pensam diferente, porém essa história de que a CPI “precisa dar uma resposta à altura do que a sociedade exige”, não convence mais, exceto os incautos.
No fundo, o máximo que essa Comissão produzirá será um calhamaço de páginas inúteis, sem nenhum efeito prático. Até hoje não vi nenhuma CPI ou CPMI resultar em proveito para a população. Todas elas acabaram em pizza gigante. No caso da CPMI do INSS, posso até morder a língua, contudo, se isso acontecer, tenho humildade suficiente para reconhecer meus erros.
Não basta o senador ou deputado federal ir a um programa de televisão ou ocupar a tribuna do parlamento e dizer que vai colocar os “ladrões dos aposentados na cadeira”, porque a maioria da população não acredita. É preciso agir. O povo está cansado de ouvir promessas messiânicas. Ele quer ações concretas e duradoras que contribuam de alguma maneira para, pelo menos, amenizar os problemas do dia a dia. Essa CPMI nasceu morta e, logo, será enterrada. O contrário disso seria tentar tapar o sol com peneira.
Sejamos, pois, originais. Lamento se decepciono os que abraçam a causa, mas é ilusão acreditar que essa CPMI vai resolver alguma coisa. Não vai acontecer nada. Até porque ela foi criada exatamente para isso, ou seja, apenas para encher linguiça e torrar a paciência do povo. A Policia Federal e a Controladoria Geral da União, repita-se, realizaram um excelente trabalho de investigação, apontando os principais personagens da ladroagem, porém, até agora, ninguém foi preso.
Os altos interesses públicos, numa verdadeira democracia, precisam superar todos os demais interesses, porque só assim o bem público estará assegurado. Houvesse, por parte de autoridades e governantes, vontade política e determinação para colocar os ladrões dos aposentados na cadeia não precisava criar nenhuma CPI ou CPMI.