MP, PM, PC deflagram combate à venda de cigarros eletrônicos e fumo a menores em Vilhena



 

Na sexta-feira, 20 de Maio, Policiais Militares do 3º BPM participam da Operação “Absolem” desencadeada pelo Ministério Público, juntamente com entidades que atuam na proteção da infância e juventude, em Vilhena.

A missão combateu a comercialização de fumo de qualquer espécie a menores de idade, bem como a venda de cigarros eletrônicos.

Continua após a publicidade.

No início do mês de maio participaram de uma reunião membros da Polícia Militar, do Ministério Público, da Delegacia Regional de Polícia Civil, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária Municipal e dos Conselhos Tutelares Norte e Sul para empreenderem medidas de prevenção e combate a comercialização de cigarros eletrônicos e de fumo de qualquer espécie a menores de 18 anos e uma das ações a serem tomadas foi a realização da operação “Absolem”.

Operação:

O 3º BPM, em conjunto com as demais entidades envolvidas realizaram fiscalizações a 15 empreendimentos comerciais que vendem de fumos de qualquer espécie sejam cigarros, dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos), charutos, cigarrilhas, fumo para cachimbos, fumo para narguilé e outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco a menores de 18 anos de idade.

Continua após a publicidade.

As ações foram seguidas em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8069/90), bem como cumprimento ao disposto na Lei Antifumo (Lei nº 12.546/2011) e Resolução Nº 46 de 28/08/2009 da ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária e demais normas aplicáveis à espécie.

Resultados:

Durante a operação, dois empreendimentos foram interditados e foram cumpridos dois mandados de busca, com apreensão de materiais e condução do proprietário.

Continua após a publicidade.

Logo que encerrada a operação, foi realizada uma coletiva de imprensa com as instituições envolvidas na missão a fim de passar o balanço da operação, na qual participou também o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania José Hélio Cysneiros Pachá e a enfermeira Rosângela Vaz, que explicou os malefícios do uso do fumo.

Além da efetividade no cumprimento da lei, a missão retirou de circulação diversos produtos fumígenos que trazem prejuízos à saúde de quem os consome, especialmente crianças e adolescentes.

“Os jovens ainda não estão com o neurológico formado, então a memória e a concentração ficam comprometidas com esses produtos. Estudos mostram que eles danificam os neurônios para a realização das sinapses nervosas”, explica a enfermeira Rosângela Vaz.

Assessoria



Noticias da Semana

Veja +