Astronautas da Estação Espacial ajudam a seguir ao vivo viagem do Papai Noel



 

Há décadas, o Exército americano ajuda a acompanhar ao vivo as viagens do Papai Noel.

Este ano, porém, pela primeira vez, o bom velhinho contará com a ajuda dos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para que a distribuição de presentes aconteça sem problemas.

Continua após a publicidade.

"Conseguimos a confirmação visual de que Papai Noel está viajando atualmente sobre a Índia!", anunciou, às 17h GMT (14h em Brasília), o astronauta americano Andrew Morgan em um vídeo filmado em gravidade zero na ISS.

Localizada a cerca de 400 quilômetros da Terra, a estação dá aos astronautas "um ponto de observação ideal, com o objetivo de seguir Papai Noel em sua viagem ao redor do mundo", disse a agência de Segurança Aérea dos Estados Unidos e do Canadá (Norad), agradecendo ao coronel Morgan e a sua equipe por esta colaboração inédita.

As informações coletadas em conjunto permitem visualizar, ao vivo e em 3D, o trajeto de Papai Noel no site www.noradsanta.org, consultado por mais de 20 milhões de pessoas a cada Natal.

Continua após a publicidade.

Sobre um trenó puxado por nove renas e com um saco repleto de presentes, Papai Noel estava sobrevoando a Rússia às 16h30 GMT (13h30 em Brasília), depois de ter distribuído mais de 1,5 bilhão de presentes na Austrália, Tailândia e China.

"Papai Noel acaba de decolar do Polo Norte!", havia anunciou a Norad, às 9h30 GMT (6h30 em Brasília).

Em um comunicado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos declarou que autorizou a entrada em território nacional das renas da Papai Noel, depois de ter verificado que tinham suas vacinas em dia.

Continua após a publicidade.

Esta tradição americana começou em 1955, depois de um erro de um jornal local do estado do Colorado, que publicou um anúncio da cadeia de lojas Sears convidando os clientes a se comunicarem por telefone com Papai Noel. O número dado foi o telefone vermelho da Norad.

Passado o desconcerto inicial, Harry Shoup, oficial de plantão que atendeu ao primeiro telefonema de um garoto perguntando sobre o Papai Noel, ordenou a seus homens que informassem sobre a localização do velhinho barbudo.

Hoje, vários voluntários ajudam os militares a responder ligações e e-mails das crianças.

O presidente e a primeira-dama se somam, tradicionalmente, a estes esforços, atendendo a algumas destas comunicações.

Donald Trump, que desejou "Feliz Natal" a seus compatriotas direto de sua casa em Mar a Lago, na Flórida, não disse se contribuirá para perpetuar essa tradição.

Fonte: AFP 



Noticias da Semana

Veja +