Astrônomos descobrem estrela gigante rica em lítio



Astrônomos chineses descobriram uma estrela gigante rica em lítio, um dos elementos químicos presentes no Big Bang, momento que corresponde ao início do Universo, divulgou hoje a revista científica Nature Astronomy.

Segundo uma equipe do Observatório Astronômico Nacional da China, a estrela, designada gigante por ter uma luminosidade entre dez e mil vezes mais intensa que a do Sol, tem 3 mil vezes mais lítio do que outras estrelas e está a 4,5mil anos-luz da Terra.

Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

O lítio é considerado um dos três elementos químicos sintetizados no Big Bang, juntamente com o hélio e o hidrogênio.

A abundância dos três elementos é entendida pela comunidade científica como a prova mais forte da teoria do Big Bang, que defende que o Universo nasceu de um único ponto condensado contido no espaço que depois se expandiu. O Universo tem cerca de 14 bilhões de anos.

 

Fonte:NOTICIASAOMINUTO



Noticias da Semana

Veja +