ELEIÇÕES2018 – O eleitor votará 6 vezes na próxima eleição. Sabia disso?
Este ano o Senado da República composto de 81 senadores, por força da legislação em vigor, terá 2/3 de sua composição renovada. Portanto, em outubro próximo, cada eleitor votará em 2 candidatos para representar o seu estado. Assim, poderá votar no candidato 1 e no candidato 2 que tenha escolhido. Mas se quiser, poderá votar somente em um.
A maioria dos eleitores além de não saberem em quem votarão, não sabem também que terão de votar 6 vezes quando outubro chegar. Presidente, governador, deputado federal e deputado estadual, 1 voto para cada um. E 2, para os 2 candidatos ao Senado. Também não sabem que os senadores representam o estado e não as pessoas.
Todos os estados da federação brasileira têm três cadeiras no Senado que, junto com a Câmara dos Deputados, compõem o Congresso Nacional. São três senadores representando os seus estados.
O mandato dos senadores é de oito anos. Mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras
A eleição de senador é majoritária. Assim como a de presidente da República, governador e prefeito. Isso quer dizer que será eleito o que obtiver maior quantidade de votos.
Poucos sabem, mas o eleitor poderá dar o primeiro voto para um candidato de um partido e o segundo voto para o candidato de outro partido. Ou dará os dois votos em dois candidatos do mesmo partido, se houver.
Outra coisa que quase ninguém sabe, é que candidato a senador tem suplente. Assim como candidato a governador. Só que este, só tem um suplente e o nome e a imagem dele aparecem na propaganda eleitoral. E a sua escolha, em regra, é feita pelo partido ou coligação, com anuência do titular.
Desta forma, todos ficam sabendo quem é o suplente do governador eleito. E quando o eleitor vota, vota nos dois. No titular e no suplente deste candidato.
No caso do Senado é diferente. São dois. O 1º e o 2º suplente do candidato é de sua livre escolha. Seus nomes não aparecem na propaganda oficial obrigatória. Por isso, são, quase sempre, desconhecidos do eleitorado.
Rondônia tem os senadores Ivo Cassol, Valdir Raupp e Acir Gurgacz. Estes, o eleitor conhece. Mas conhecem seus suplentes?
O 1º suplente de Ivo Cassol é o seu pai, Reditário Cassol que, neste momento, está exercendo de senador da República em função de licença que o filho pediu. E o 2º é Odacir Soares que, no passado, teve mandatos próprios de senador.
Já o 1º suplente do senador Valdir Raupp é o advogado Tomaz Correia que, no passado, foi deputado estadual e prefeito de Porto Velho. E o 2º suplente é Manoel Angelo Chagas, nome desconhecido do eleitorado.
E o 1º suplente do senador Acir Gurgacz é Gilberto Piselo, de Ji-Paraná e o 2º é o pastor Sebastião Valadares. Ambos quase desconhecidos do eleitorado de Rondônia.
Quando o eleitor votou nos atuais senadores de Rondônia, votou também, nestes suplentes, sem saber e sem conhecer.
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima