PSOL, O PARTIDO DO ÓDIO - Deputada aciona TCU para o fim da aposentadoria de Braga Netto
|
|
A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) fez uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) requerendo que a aposentadoria paga pela União ao general Walter Braga Netto seja suspensa até a conclusão das investigações e julgamento definitivo das ações penais que o envolvem.
O general está preso preventivamente desde o último sábado (14), acusado de atrapalhar as investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado planejada em 2022.
O pedido da deputada, apresentado na última terça-feira (17), se baseia nas “graves acusações” contra o general e alega que a continuação do pagamento dos proventos é incompatível com os princípios da moralidade e eficiência da administração pública.
– Não há dúvidas que as ações atribuídas ao general – confirmadas em investigações da Polícia Federal – atentam diretamente contra os valores democráticos que sustentam o próprio Estado que custeia seus proventos. Assim, a suspensão do pagamento é não apenas necessária, mas coerente com os princípios constitucionais aplicáveis ao caso concreto – diz a deputada.
O ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições gerais, é o primeiro general quatro estrelas preso na era democrática do país.
Em entrevista ao Estadão nesta quarta (18), o criminalista José Luís Oliveira Lima, que faz a defesa do general, afirmou que uma delação premiada está fora de cogitação e que o cliente “não praticou crime algum”.
Segundo dados disponíveis no Portal da Transparência, Braga Netto recebe mensalmente a aposentadoria no valor de R$ 35.294,02 desde que foi para a reserva, em fevereiro de 2020. Após as deduções, a remuneração vai para R$ 24 mil.
*AE
(pleno.news)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – jornalismo ácido, corrupto e militante, tomou conta do país
* CASO VITÓRIA - Vizinhos citam gritos e entra e sai na casa de suspeito
* AGORA, DEPENDE DO PUTIN - Ucrânia concorda com cessar-fogo de 30 dias com a Rússia
* RATO GUINCHANDO PRO LEÃO - Lula peita Donald Trump: “Não tenho medo de cara feia”
* LUTA E FORÇA - MPT em Rondônia e Acre celebra as mulheres da Amazônia
* A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EM RONDÔNIA - Jovens empreendedores e a ascensão dos sites de notícias
* OPINIÃO DE VALDEMIR CALDAS - Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos
* ALAN QUEIROZ - Deputado pede contratação de militares para o Colégio Tiradentes de Alta Floresta
* MARCELO CRUZ - Deputado e o vereador Adriano planejam investimentos na agricultura da Capital
* RECONHECIMENTO - Governo de RO recebe homenagem pela atuação na educação e ciência