Números da violência no campo são divulgados em RO em caderno de conflitos agrários | Notícias Tudo Aqui!

Números da violência no campo são divulgados em RO em caderno de conflitos agrários

Compartilhe:

Publicação é produzida por pessoas que trabalham na Comissão Pastoral da Terra (CPT). Segundo dados do caderno, 17 foram mortas em 2017 por disputa de terra.

s números da violência no campo e outras informações estão em uma publicação do cardeno de conflitos agrários da Comissão Pastoral da Terra (CPT), lançado nesta sexta-feira (13) em Porto Velho.

A publicação é produzida por várias pessoas que trabalham na CPT e reúne um resumo do que acontece no campo, de conflitos agrários a invasões, agronegócio, expulsão de trabalhadores e os números da morte em ocupações.

Em 2017, 17 pessoas foram assassinadas por disputa de terra em Rondônia, sendo três a menos que em 2016. Em todo o Brasil foram contabilizadas 71 mortes.

O caderno serve como um norte para o poder público e também reflexão para as entidades que estão ligadas à questão, segundo explica a coordenadora do CPT no estado, Maria Petronila.

"Pra não passar no anonimato e pra gente também enquanto pastoral, enquanto equipe de apoio junto a esses trabalhadores, consiga fazer a análise do que está acontecendo a cada ano, se reduz essa violência, se aumenta, qual a conjuntura em que estamos vivendo nesse país que acaba refletindo na vida dos trabalhadores", afirma.

O documento também apresenta outros registros referentes ao campo, como por exemplo três casos, envolvendo oito trabalhadores de uma fazenda de Rondônia, que estavam trabalhando em um regime semelhante ao de escravidão.

 

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui