Celso de Mello decidirá se Agripino Maia virará réu pela 2ª vez no STF
A 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a análise do recebimento de uma denúncia contra o senador Agripino Maia (DEM-RN) depois de 1 empate por 2 votos a 2 na sessão desta 3ª feira (5.jun.2018).
Os ministros aguardarão o voto de desempate do decano Celso de Mello, ausente na sessão. O caso será retomado na semana que vem.
Até o momento, o relator, Ricardo Lewandowski, votou para aceitar a denúncia contra o congressista e abrir uma ação penal na Corte. Ele foi acompanhado pelo presidente da Turma, Edson Fachin. O ministro Gilmar Mendes divergiu e votou pela rejeição da peça, foi seguido por Dias Toffoli.
Também é alvo da investigação a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (PP). Ela é a atual prefeita de Mossoró (RN). Todos os 4 ministros que votaram até agora decidiram pelo arquivamento da denúncia contra ela.
A PGR (Procuradoria Geral da República) sustenta que Agripino, na condição de senador e presidente do DEM, recebeu vantagens indevidas de R$ 1,15 milhão para executar contrato de inspeção veicular ambiental em Natal. Ele teria recebido ajuda da ex-governadora.
O congressista já responde a uma ação penal no STF. A 1ª Turma recebeu denúncia contra o senador e presidente do DEM em dezembro do ano passado. Ele é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o MPF (Ministério Público Federal), o senador recebeu propina na construção do estádio Arena das Dunas em Natal, uma da sede das Copas do Mundo de 2014.
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima