Saúde bucal tem que melhorar; consulte-se, das 7h às 18h | Notícias Tudo Aqui!

Saúde bucal tem que melhorar; consulte-se, das 7h às 18h

Compartilhe:

A saúde bucal precisa melhorar. É o resgate de uma dívida social.

O 2º ciclo da Oficina do Programa de Melhoria e da Qualidade encerrado no final de semana atualizou dentistas e gestores. O evento teve a parceria da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde.

Participaram: Fernanda Wandencruck Godert, do Ministério da Saúde; professor Edson Hilan Lucena, da Universidade Federal do Maranhão; e representantes de seis cidades de Rondônia que aderiram ao atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“Pretendemos ampliar a adesão de municípios ao programa de saúde bucal do Ministério da Saúde, debater técnicas de gestão e o uso de ferramentas para aumentar o volume de recursos”, anunciou Fernanda.

“Quanto melhor avaliado externamente e autoavaliado, maior a possibilidade de ampliar o repasse de verba pelo Ministério”, ela garantiu.

O QUE FAZ O CEO

Inaugurado em fevereiro deste ano, na Policlínica Oswaldo Cruz, o CEO oferece à população serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a pessoas com deficiência.

Para o coordenador estadual, Sílvio Gualberto, que também é cirurgião-dentista, “o CEO resgata uma dívida social muito grande com os pacientes com deficiência”.

“Não somente aqueles com limitações físicas, mentais e ou sensoriais, mas também diagnosticados com doenças crônicas, entre as quais, a hipertensão, diabetes mellitus, HIV, o hipo e o hipertireoidismo, gestantes e idosos – que necessitarem de um atendimento especial, acrescentou”.

BIÓPSIA

“Um paciente com lesão de prótese mal adaptada foi a primeira exigência de biópsia”, informou coordenadora do CEO, cirurgiã dentista Itaci Ferreira da Silva.

“Quando nota o aparecimento de lesão branca, a pessoa deve correr para o atendimento”, ela apelou.

As causas mais frequentes de leucoplasia (mancha branca ou cinza) e eritroplasia (manchas com áreas brancas e vermelhas) são fumar e mascar tabaco. Em Porto Velho há muitos fumantes, lembrou Itaci.

O caminho é a biópsia e a patologia, ela explica. E recomenda a todos o autoexame para constatar possíveis lesões, “aquelas que não desaparecem em dez dias”.

Crianças acima de 13 anos com comprometimento neurológico, jovens com sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), portadores da síndrome de Dow e autistas dispõem agora dos serviços de alta complexidade.

SAIBA MAIS

► O CEO tem três consultórios modernos, funcionando das 7h às 18h.

►Todos os procedimentos que não puderem ser feitos pelo CEO são encaminhados ao Hospital de Base Ary Pinheiro. Geralmente, casos que necessitem de um apoio ou retaguarda de leito em UTI.

►A primeira consulta deve ser feita na Unidade Básica de saúde. O paciente é encaminhado para o CEO através do agendamento feito pela regulação.

►As consultas de retorno serão marcadas no próprio CEO, garantindo a finalização do tratamento.

 

MONTEZUMA CRUZ
com informações da Sesau e da Secom


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui