Nesta quarta, Semagric promete esclarecer furto de escavadeira
Porto Velho, RONDÔNIA – Ainda é muito grande a expectativa, entre agricultores, sobre o fechamento das investigações que envolvem o roubo de uma PC automática furtada da secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRIC).
O equipamento foi usado na correção de pontos críticos de vicinais ao longo da estrada que dá acesso à localidade de Cujubim Grande, a 30 quilômetros da Capital. Segundo servidores da pasta, a escavadeira “foi levada de uma propriedade particular”.
Sobre o assunto, o Notíciastudoaqui.com entrou em contato com a jornalista Jean Carla, do Departamento de Comunicação da SEMAGRIC, e agendou para esta quarta-feira (16), entrevista com o secretário Francisco Evaldo, que promete dá um ponto final ao caso.
O equipamento furtado da fazenda de um senhor conhecido por ‘Barata’, no Cujubim Grande, é do modelo PC-E215B, New Holand (Escavadeira Automática), adquirida através de convênio com o Estado, no valor em torno de R$ 600 mil, do Fundo Para Infra-estrutura de Transporte e Habitação (FITHA).
Além dessa escavadeira automática, outros equipamentos pesados da patrulha mecanizada da Semagric também foram furtados em administrações passadas. Em 2016 o trator de esteira marca D51, fabricação Kamatsu, desapareceu também, misteriosamente, do pátio da mesma secretaria. Logo foi encontrado em uma propriedade particular na Estrada do Areia Branca, a 8 quilômetros da cidade.
De acordo com servidores atuais da Semagric, “a ex-gestão mantinha controle dos equipamentos por sistema de satélite”, o que não ocorre agora, vez que o contrato com a empresa foi cortado pela atual administração.
ENTENDA O CASO
O desaparecimento misterioso de equipamentos sob a chancela do município, dentro ou fora do convênio com o estado, vem travando nos últimos anos, a recuperação de vicinais e ramais nos arredores da Capital.
Em 2017, segundo fontes do Departamento de Agroindústrias da Secretaria ocupada pelo técnico agrícola, Francisco Evaldo de Lima, esses roubos “dificultaram bastante o escoamento da produção”, uma vez que o inverno foi bastante rigoroso, prejudicando o cronograma de serviços e obras para o período.
Ainda sobre os furtos de equipamentos e maquinários nos canteiros de obras, “as ocorrências seriam fruto da falta de vigilância e de acampamento onde os equipamentos poderiam ser guardados”, adiantou fonte do Departamento do Setor de Estrada do Município.
XICO NERY
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima