Parceria entre Sepog, Sedam e IBGE vai consolidar limites dos municípios rondonienses
A divisão político-administrativa dos municípios de Rondônia passará por uma revisão nos próximos meses. Na última semana, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, o secretário de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Hamilton Santiago, e o gerente da Divisão Territorial Brasileira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Henrique da Silva, assinaram Termo de Cooperação com o direcionamento dos trabalhos referentes à correção e revisão dos limites municipais.
O termo prevê, entre outras ações, a atualização dos memoriais descritivos dos limites municipais onde se fizer necessária, a materialização dos limites representados por linhas imaginárias, permitindo que os gestores públicos tenham de forma mais clara e objetiva a definição desses limites. No âmbito da Sepog, os trabalhos serão coordenados pela Gerência de Desenvolvimento e Políticas Públicas que ficará responsável pelas reuniões com representantes municipais visando celebrar Termos de Compromissos para ajustar divisas inconsistentes ou litigiosas e definir os pontos de conflitos, entre outros.
O secretário Pedro Pimentel explicou que após o trabalho de consolidação, a minuta apontando os memoriais descritivos e mapas dos limites será encaminhada à Assembleia Legislativa para que novas leis com as novas demarcações sejam fixadas. “As correções consolidadas terão reflexos em questões como melhor distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e definições de Políticas Públicas”, disse o secretário.
Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima