Dádivas da Natureza, a festa da Seicho-No-Ie, será nos dias 9 e 10 de junho em Porto Velho
A Seicho-No-Ie do Brasil está organizando para os próximos dias 9 e 10 de junho, a sua II Festa das Dádivas da Natureza, com uma programação intensa e com temas inovadores que vão da Prática da Interpretação da Natureza, no Parque Ecológico, a palestras voltadas para a questão ambiental, com professores, preletores e especialistas em área como turismo, meio ambiente, recursos hídricos e biologia.
Segundo o preletor Emiliano Delgado Neto, coordenador do evento em Porto Velho, a previsão é de que participem aproximadamente 250 pessoas nos dois dias, e assim como ocorreu na I Festa das Dádivas da Natureza no ano passado, estima-se a participação maciça de estudantes de escolas secundárias e de acadêmicos de todas as universidades e faculdades de Porto Velho.
Tanto as práticas, como as palestras e as oficinas, todas voltadas para a vivência, harmonia e proteção da natureza, são temas que atraem não só os estudantes, mas também professores, artistas, estudiosos e as pessoas em geral.
No primeiro dia, sábado (9), logo de manhã está prevista uma programação mais intimista, voltada para vivência e o contato mais direto com o meio ambiente. As atividades iniciam as 8h com a concentração dos participantes na Regional da Seicho-No-Ie em Porto Velho, na Rua Herbert de Azevedo, 1846 – entre Brasília e Getúlio Vargas -, e em seguida o deslocamento para o Parque Natural de Porto Velho, seguindo a dinâmica da "carona solidária" diminuindo dessa forma o impacto negativo na emissão de CO2.
Já no parque as atividades iniciam as 8h30 com uma visita ao Centro de Visitação Natural, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer diversas espécies que compõem a biodiversidade animal da região.
Em seguida, pelas trilhas do parque, um momento para vivenciar e ter um contato mais direto com a natureza. Nessa etapa será realizada a "Prática da Interpretação da Natureza", cujo objetivo é fazer com que a pessoa resgate sua relação com o meio ambiente através dos sentidos.
Depois desta prática, que reserva para o final a troca de experiências entre os participantes, o grupo seguirá para o viveiro municipal para conhecer algumas das espécies de plantas nativas da região, encerrando dessa maneira o primeiro dia da Festa das Dádivas da Natureza, com muita troca de experiências e aprendizados.
PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO
Para o domingo toda programação ocorre na sede da Seicho-No-Ie, a partir das 8h30 com a leitura do Canto em Louvor à Natureza, seguida da palestra da preletora Raquel Dias da Silva, como tema “Deus-Natureza-Seres Humanos são originalmente unos”, a revelar que obediência a esta hierarquia contempla a forma correta de viver dos filhos de Deus.
Já às 9h50, a palestra será sobre “Resíduos Sólidos” (lixo urbano), que será proferida pela especialista em turismo e promotora cultural, Michele Tolentino, que tem vasto conhecimento no tema com as peculiaridades da região.
Às 10h20, os participantes terão a oportunidade de ver um vídeo sobre a obra do Escritório da Floresta, sede internacional da Seicho-No-Ie no Japão, um projeto futurista de conceito e reconhecimento internacional e com certificado do ISO 14001, eis que opera como uma grande instituição, mas totalmente livre de qualquer tipo de poluição.
Nenhum equipamento ou meio de transporte emite CO2, a energia elétrica utilizada é gerada a partir de fontes naturais renováveis por fotovoltaica, a água utilizada é da chuva, com esgoto tratado e geração lixo igual a zero. Como tudo de resto, é para ver e se impressionar.
Sobre Recursos Hídricos, as 10h35, a palestrante é Katarina Rempel, hidrogeóloga do Serviço Geológico Brasileiro, com vasta experiência na área e conhecimento da questão no âmbito de Rondônia e da Amazônia.
Ainda na parte da manhã, as11h20, a palestra da pesquisadora Ivaneide Bandeira, membro da ONG Kanindé, que falará sobre “Questões Etno-ambientais, seguido de um intervalo de duas horas – das 12 às 14h – para o almoço que será servido na própria sede da Seicho-No-Ie, sem carne vermelha e ao preço de R$ 15,00.
Na volta, à tarde, a programação tem uma apresentação cultural – Taiko (tambor japonês), com o grupo Bikouran Daiko, fechando o ciclo de palestras, às 14h40, com Luana Lopes, que falará sobre o projeto de “Reflorestamento da área do Teatro Jerusalém da Amazônia.
Simultaneamente a essas atividades, todos terão a oportunidade de participar de exposição de arte e artesanato, de feira de produtos orgânicos, e de participar e colaborar com a coleta de recicláveis e eletrônicos e de óleo de cozinha. Podem e devem ainda participar das oficinas e compostagem, sabão caseiro, origami e tinta natural.
A II Festa das Dádivas da Natureza, que é gratuita e aberta a todas as pessoas, será encerrada às 17h15 com a prática contemplativa Meditação Shinsokan das Quatro Mentes Imensuráveis, com a preletora Cláudia Aires Souza.
CLEUBER RODRIGUES
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima