Casa-avião ganha turbinas e até trem de pouso na reta final da obra, em RO
Geraldo Araújo, 64 anos, ficou conhecido por fazer um 'avião' acoplado na casa em 2017. Ao G1, Geraldo conta ter conhecido várias pessoas que ajudaram no projeto.
Um ano depois de ficar conhecido pela construção de uma casa em formato de avião, o técnico em eletrônica Geraldo Araújo, de 64 anos, está investindo todo salário na finalização da obra. Além da parte exterior ficar cada vez mais parecida com um avião verdadeiro, inclusive com turbinas e trem de pouso, o interior recebe "ricos" detalhes de acabamento.
Na última terça-feira (23), seu Geraldo realizou o sonho de ser piloto em um avião de verdade.
Morador de Porto Velho, Geraldo contou ao G1 que a obra está na reta final, porém ele não tem pressa de terminá-la. Desde o fim do ano passado o técnico tem trabalhado para deixar a casa parecida com um grande avião.
“Eu fiz as rodas do avião e trem de pouso aqui em frente de casa e as asas tive que aumentar para ficarem proporcional. Passei uma tinta na parte de fora do avião para que não houvesse uma infiltração, coloquei bagageiros para os passageiros e ainda vou colocar bancos lá dentro e construir tipo uma pista de pouso aqui fora", diz.
"Falta algumas coisas para o sonho final, mas ainda vou concluí-lo”, afirma.
Acabamentos
Manche, pedal do leme da direção e controlador de temperatura do óleo foram alguns dos incrementos colocados no novo painel de controle da casa-avião. Além disso, a casa avião recebeu turbinas e trem de pouso.
Mas se engana quem pensa que Geraldo fez os ajustes sozinho. Desde que ficou conhecido na internet, o dono da casa-avião recebeu ajuda e dicas de pessoas apaixonadas pela aviação.
“Uma pessoa me falou que eu era desinformado, pois o painel estava todo errado. Me lembro que falei para ele que realmente eu era desinformado, pois nunca tinha visto um painel antes, mas também disse a ele que eu iria me informar para fazer da melhor forma possível", relembra.
Segundo Geraldo, nesse meio tempo ele se tornou mais próximo da pessoa que mais o ajuda na obra, Valmir Freitas.
"Valmir tem um simulador de voo onde mora, me ajudou e orientou na construção do painel, que é bem diferente do anterior”, afirma o idoso.
Valmir Freitas mora em Cachoeiro de Itapemirim (ES), a mais de 2,7 mil quilômetros de Porto Velho. Ele se aproximou de Geraldo após saber da paixão do idoso pela aviação.
Freitas conta que o sonho de pilotar um avião também não se tornou realidade na vida dele, mas logo construiu um simulador de voo em casa. Em entrevista, Valmir diz como ajuda Geraldo no aperfeiçoamento da casa-avião.
“Como estou mais envolvido na área de simulador de voo eu conheço alguns softwares que poderiam ajudá-lo no sentido em que a própria casa-avião se tornasse uma espécie de avião de verdade. A ideia era instalar no avião dele todos os aviônicos, todos os displays digitais e fazer eles trabalharem como em um simulador de voo. A intenção é transformar a cabine em uma aeronave de verdade. Foi quando comecei a dar as sugestões e orientações a seu Geraldo”, conta o amigo.
Custos com a casa-avião
Todo o custo da casa-avião é feito pelo Geraldo, que é técnico em eletrônica. E foi devido a essa questão financeira que Geraldo ainda não conseguiu terminar a obra.
“Teve um rapaz que ofereceu uma quantidade de cimento para rebocar a parte da frente da casa, mas quando fiquei sabendo já tinha comprado o material na época. Com o meu salário de assalariado vou comprando os materiais e na mão de obra da casa eu sempre ajudo”, aponta o construtor.
Desistir nunca
Gerado conta que foi acreditando no sonho e, com o apoio de muitas pessoas, que uma das filhas dele mudou de ideia sobre a importância da casa-avião para o pai.
“ No começo minha filha não queria que eu fizesse a casa, pois ela achava que eu não tinha como fazer. Mas depois ela viu que muitas pessoas passaram a me apoiar, por causa da reportagem no G1. Ela gostou da ideia e já veio aqui e tirou fotos, gostou da minha casa”, diz entusiasmado.
Fonte: G1
Noticias da Semana
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno