FOLCLORE – Nazaré esbanjou cultura e arte no fim de semana | Notícias Tudo Aqui!

FOLCLORE – Nazaré esbanjou cultura e arte no fim de semana

Compartilhe:

Neste último final de semana – sexta e sábado - o Distrito de Nazaré, entre São Carlos e Calama, viveu uma das festividades mais importantes calendário turístico e cultural de Rondônia: a 53ª edição do Festival Folclórico de Nazaré.

A Capital do baixo e médio Rio Madeira recebeu milhares de visitantes com shows musicais, exibição de documentários, apresentações de danças folclóricas e muito forró. Tudo sob a coordenação dos músicos Tim Maia, Túlio e Teimar, do Instituto Minhas Raízes.

De barco a motor, rabeta, motor de popa e até de canoa além dos barcos de recreio e lanchas expressas, os festeiros ribeirinhos, os turistas da Capital, do interior de Rondônia e até de outros estados, desembarcaram nas barrancas da cultural Nazaré.

O Distrito famoso pelo seu gosto pela cultura e por filhos talentosos na música e em outras artes, surgiu de um antigo seringal chamado Nazaré, propriedade do cearense Eduardo Costa, lá pelos anos de 1916.

Mas o DNA folclórico tem nome e CPF. Começou com o religioso e professor Manoel Maciel Nunes que chegou na vila nos anos 60. Além de ensinar o primário às crianças do lugar, incentivou a cultura compondo letras e músicas e ensinando artesanato em barro.

Como as tarefas aumentaram junto com o interesse do povo local, Maciel trouxe o professor Artêmio Áquila Ribeiro para ajudá-lo nas tarefas educacionais. Foi ele quem introduziu na comunidade, a Dança do Seringandô oriunda

do Lago Uiruapiara, do Estado do Amazonas.

Mais tarde, o festejado torrador de farinha local, Venâncio Ferreira Brandão, criou o famoso Boi Curumim. Ele cuidava de tudo, ensinava as danças, as músicas, contava a história do boi e, nos meses de junho da década de 80, fazia a grande festa.

Ainda hoje, na abertura do festival, o Trio Filhos de Nazaré, se apresenta com as vozes de pioneiros como Artêmis, como ficou conhecido o Artêmio, Venâncio e Getúlio, a velha guarda do Distrito de Nazaré, a mais cultural localidade ribeirinha de Rondônia.

Com informações de Sílvio Santos, o Zecatraca

Fonte: noticiastudoaqui.com

 

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui