Já pensou estar na mata e ouvir uma capivara... latindo? Esse foi o som que o pescador João Cordeiro achou ter ouvido às margens do Rio das Garças, em Porto Velho. O biólogo Flávio Terassini explicou que o som captado na verdade é uma forma do animal marcar território.
Nas redes sociais, o vídeo gerou risadas, surpresa de quem nunca tinha ouvido o barulho e até um apelido novo: "capivachorro".
"Foi a primeira vez, não sabia que ela fazia esse barulho. Ainda bem que vi ela, imagina se não tivesse vendo, apenas ouvindo esse som", relatou o pescador João Cordeiro.
Mas afinal, a capivara late? O som, apesar de parecer muito com um latido de cachorro, na verdade se trata de um grunhido.
"Nesse caso aí ele é um macho que é considerado alfa, ele quer demarcar o seu território. Então eles emitem esse som, que é um grunhido, pra poder demarcar o território. 'Ó, aqui já tem dono, ó, vai pra lá'", explica o biólogo Flávio Terassini.
Maior roedor do mundo
A capivara é o maior roedor vivo do mundo, chegando a pesar até 80 quilos, de acordo com Flávio Terassini. Ela vive, geralmente, às margens de rios e lagoas, mas sua presença na zona urbana não é tão incomum.
Além disso, o animal é extremamente territorialista e anda em bandos, para aumentar a proteção contra predadores.
Quanto à reprodução, digamos que a capivara não seja monogâmica: o macho forma um harém e procria com mais de uma fêmea.
"Como todo roedor eles se multiplicam muito, né, então elas têm uma grande descendência ao longo de um ano", aponta Terassini.
fonte g1ro