TECNOLOGIA – O drone é o novo instrumento de eficiência topográfica e arquitetônica das obras do Governo
Drone permite visão precisa e panorâmica de terreno, afirmam José Carlos Curvelo e David Rodrigues
Há cerca de dois meses, os trabalhos topográficos realizados pelo Departamento de Estradas, Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) ganhou um grande aliado tecnológico: uma aeronave não tripulada, conhecida popularmente como drone.
De forma remota, o equipamento consegue capturar informações detalhadas de um terreno, gerar a fotogrametria e permitir um trabalho topográfico mais eficiente e preciso.
Para o engenheiro agrimensor José Carlos Curvelo, chefe do Núcleo de Topografia e Laboratório do DER, a utilização do drone objetiva complementar e melhorar o trabalho de campo.
- É uma melhoria dentro da topografia que, por trazer uma visão panorâmica, melhora a percepção para quem vai fazer os projetos, considera o engenheiro. Explica a inda que o drone é utilizado em conjunto com a topografia.
- Ele não está substituindo o levantamento topográfico, que no DER é feito com auxílio de GPS de alta precisão com resultados milimétricos, tanto na qualimetria quanto na altimetria.
Com imagens 3D, mapa de calor e nuvens de pontos, o drone dá base, também, para a eficiência de trabalhos arquitetônicos.
- Facilita a visualização e a projeção da obra arquitetônica na área. Muitas vezes o projetista não tem acesso à área, mas tem acesso a essas imagens que auxiliam na elaboração de projetos, diz Curvelo.
Uma aplicação recente do equipamento foi o levantamento feito em torno da igrejinha de Santo Antônio, indicando o local mais adequado para implantar uma locomotiva.
O drone possibilita que operador defina o plano de voo da área de interesse de acordo com a necessidade do projeto.
- É feito o plano de voo de reconhecimento da área. Delimitamos a altura do voo e, a partir daí, são feitas as fotos com as coordenadas dadas pelo trabalho topográfico, esclarece o operador de drone, David Rodrigues.
Essas coordenadas são os pontos rastreados durante o levantamento topográfico, como os que necessitam de uma maior precisão de imagens. Para David, o drone traz o diferencial de ultrapassar obstáculos físicos e alcançar uma visão ampla da área.
Este ano, segundo o engenheiro, o setor aliou ao levantamento topográfico, o uso do drone e, ainda, a análise de solo em um trabalho conjunto e otimizado para oferecer as melhores condições de executar projetos de obras públicas.
O drone é usado não só no setor topografia, como também no ambiental e projetos. Outro drone auxilia no setor de usinas, em uma ação inédita de modernização tecnológica dos serviços públicos. O investimento é em torno de R$ 18 mil, com recurso próprio do governo.
Secom - Governo de Rondônia
Com edição do noticiastudoaqui.com
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024
* RATO GUINCHA PARA O LEÃO - Lula reitera que pode taxar EUA e fala em “bravatas de Trump”
* FALTA A VIÚVA DO 'CLEZÃO' - Juiz federal determina pensão vitalícia para viúva de Vladimir Herzog