Brasil receberá de governo dos EUA status de aliado preferencial
O governo do Estados Unidos irá conceder ao Brasil o status de “aliado preferencial fora da Otan” durante a visita do presidente Jair Bolsonaro aos EUA na próxima semana. Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump se encontrarão na próxima terça-feira (19).
A condição de status preferencial permitirá ao Brasil participar de uma lista com acesso especial a políticas de cooperação, transferência de tecnologia e recursos na área de defesa, disseram à Reuters fontes com conhecimento do assunto.
O Brasil será o 18º país a receber o status de aliado preferencial fora da Otan. Na América do Sul somente a Argentina integra a lista (desde 1998), mas não está sendo beneficiada pelo acordo. Em 2018 a Colômbia se juntou à Otan.
Dentre as possibilidades que se abrem ao Brasil está, por exemplo, acesso preferencial para compra de equipamentos com isenção de taxas, dentro da lei de exportação de armas americana. Também terá preferência em programas de cooperação e treinamentos, e até receber gratuitamente ou a preço de custos equipamentos norte-americanos que não estão mais em uso ou possuem em excesso.
A expectativa do governo brasileiro é conseguir trazer para o país uma parte dos 300 bilhões de dólares investidos anualmente no lançamento de satélites atraindo empresas norte-americanas interessadas nos custos menores dos lançamentos feitos em Alcântara.
Noticias da Semana
* TORTURADO E ESPREMIDO ATÉ O 'BAGAÇO' - Moraes mantém benefícios de acordo de delação de Cid
* STF AMPARA BANDIDOS E CRIMINOSOS - STF manda soltar 15 membros de quadrilha de tráfico de drogas
* SANGUE NAS RUAS DA CIDADE - Motociclista é assassinado a tiros no meio da rua em ji-Paraná
* O MONSTRO DA FAMÍLIA - Homem suspeito de estuprar filha é preso em Machadinho d'Oeste, RO
* MELHORANDO A CONTA BANCÁRIA - Alero recebe proposta de novo PCCS para servidores do Judiciário
* NISSO PF DO STF USA 'CRIATIVIDADE' - General e outros militares são presos pela PF
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei