DIA 9 DE JUNHO – A litorina volta a correr nos trilhos da Madeira Mamoré e resgatar sonhos de criança | Notícias Tudo Aqui!

DIA 9 DE JUNHO – A litorina volta a correr nos trilhos da Madeira Mamoré e resgatar sonhos de criança

Compartilhe:

A litorina agora pode devolver o prazer de andar de trem e embalar os sonhos de muita gente da possível volta de uma nova ferrovia turística entre Porto Velho e Guajará Mirim.

CANDELÁRIA, Porto Velho – Agora, parte do Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) ficou de cara nova e de casa nova, com o funcionamento da litorina, vagão a motor sobre trilhos recuperado pela Associação dos Ferroviários (ASFEMAM), numa extensão de 2,3 quilômetros cobrindo o trecho da igreja de Santo Antônio até o antigo Casarão, na Vila Candelária.

Além desse roteiro, por ora somente com 14 lugares ofertados a uma taxa de R$ 5 para custear despesas de manutenção e higienização do veículo, os visitantes terão a opção de acesso ao Museu Rondon, na Vila de Santo Antônio, onde nasceu Porto Velho no século XIX e restaurado pelo consórcio da Hidrelétrica Santo Antônio, com dinheiro destinado às compensações pela área cedida às usinas.

O passeio além de restaurar um pouco do auto estima e da história do povo rondoniense, possibilita o encontro de turistas e visitantes, com ferroviário José Bispo de Morais (Presidente da ASFEMAM), 86, falando do conteúdo do universo da ferrovia desde a era do sonho do Barão de Mauá.

O Vice-Presidente da ASFEMAM, George Telles, (Carioca) – que acaba de retornar de Brasília depois de longas discussões sobre a inclusão da EFMM e de Guajará-Mirim entre os novos destinos do Turismo Nacional previsto à região Norte do País.

Segundo José Bispo, os passeios na Litorina vão começar no próximo dia 9 de junho, de terça-feira a domingo, no horário comercial. Os passeios coordenados pela Associação dos Ferroviários, terão a duração de até 25 minutos. O maquinista pode responder sobre a história da 'Ferrovia do Diabo', como o caso do 'trem fantasma' ou das ocorrências de aparições (visagens) sob os trilhos.

Com a Litorina circulando sobre os 2.300 metros de trilhos, muitas acham que é um grande passo dado pelos ferroviários, há muito ignorados pelas autoridades, pagas pelo erário, para cuidarem da preservação e conservação do legado do Complexo Ferroviário.  

Circula a ideia de que no dia 9 de junho, já oficializada pela Prefeitura, o presidente da Fundação Cultural do Município, museólogo Ocampo Fernandes, realize o lançamento do 'Livro Ouro da ASFEMAM', convidando quem direta ou indiretamente, se apropriou de peças do acervo, para devolver espontaneamente o bem que é de todos nós.(Com informações de Xico Nery)

Fonte: noticiastudoaqui.com 

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui