Kit transforma a câmera de qualquer celular em telescópio
Equipamento compacto pode ser usado para visualizar micro-organismos, bactérias e até células sanguíneas com até 1.000 vezes de ampliação
As câmeras dos smartphones estão cada vez mais potentes e podem ser usadas para registrar objetos que estão a longa distância, pessoas em ambientes com baixa luminosidade e até mesmo detalhes de coisas pequenas.
A SmartMicroOptics Srl (SMO), ligada ao Instituto Italiano de Tecnologia, desenvolveu o kit Diple, que tem a proposta de transformar os celulares em microscópios compactos.
Um conjunto pode ser instalado para que a câmera tenha a capacidade de ter até 1.000 vezes de ampliação, com auxílio do zoom, sem prejudicar a qualidade da imagem.
Os desenvolvedores afirmam que é possível visualizar micro-organismos, bactérias e até células sanguíneas. Dependendo das configurações do smartphones, também é possível registrar tudo em fotos e filmagens em HD.
Tudo o que é necessário para transforma a câmera do smartphone em um microscópio é guardado em um caixa de 17,6 cm de comprimento, 10 cm de largura e 4 cm de altura, menor do que a embalagem de um smartphone.
O Diple teve o apoio de 620 pessoas em um financiamento coletivo e arrecadou mais de 62 mil dólares. As primeiras unidades do kit devem começam a ser fabricadas em janeiro de 2020 e começam a ser vendidas em maio.
Fonte: R7
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024
* RATO GUINCHA PARA O LEÃO - Lula reitera que pode taxar EUA e fala em “bravatas de Trump”
* FALTA A VIÚVA DO 'CLEZÃO' - Juiz federal determina pensão vitalícia para viúva de Vladimir Herzog