Lenha na Fogueira e o vereador Waldemar + Oi Futuro lança plataforma digital do Museu das Comunicações | Notícias Tudo Aqui!

Lenha na Fogueira e o vereador Waldemar + Oi Futuro lança plataforma digital do Museu das Comunicações

Compartilhe:

Arraial Flor do Maracujá – Virtual tem data confirmada pela Federon/Unajup.

*********

Os grupos folclóricos de Quadrilhas e Bois Bumbás começam a se apresentar, no dia 10 de julho, e só vão parar no dia 19, portanto, serão 10 dias de festa. Do jeitinho que acontece no Flor do Maracujá presencial, a diferença é que no Virtual, o público vai aplaudir as apresentações de casa.

*********

A data do início da festa só pode ser confirmada, graças ao vereador Waldemar Neto (Republicanos), que está iniciando seu mandato na Câmara Municipal de Porto Velho e logo de cara, convidou para assessora-lo nada mais, nada menos, que o Fabiano Barros um cara que respira cultura em todos seus segmentos.

********

Fabiano que logo após ter deixado a Coordenação de Cultura da Sejucel cargo que exerceu no governo de Confúcio Moura, se mudou para Ji Paraná, onde até o início desta semana, colaborava com a direção da Funcultural daquele município.

*********

E eis que foi surpreendido, com o convite do vereador Waldemar Neto para assumir como seu assessor especial, e aceitou. Foi o Fabiano que me ligou, para saber como estava a programação do Flor do Maracujá Virtual e colocando o mandato de Waldemar Neto a disposição, caso ainda faltasse algum detalhe para ser resolvido.

*********

Colocamos o presidente da Federon Fernando Rocha em contato com Fabiano e em reunião, ficou decido que o novo edil de Porto Velho, vai apoiar geral na questão da edição e da transmissão do Arraial. “Já estamos vendo alguns sites que irão replicar a transmissão que será feita pelo site da Federon com a produção da equipe do vereador Waldemar sem custo nenhum para os grupos folclóricos”, disse Fabiano.

***********

“Estou muito confiante nessa parceria e tenho plena certeza que o Arraial Flor do Maracujá Virtual será sucesso” disse o vereador no final da conversa com Fernando Rocha.

**********

Fernando Rocha fez a seguinte postagem nas redes sociais dos grupos folclóricos:

**********

“Quero aqui agradecer ao mestre Sílvio Santos que nos apresentou uma equipe que está fazendo tudo no 0800, onde tem o Fabiano que foi diretor cultural da SEJUCEL no governo Confúcio Moura nos ajudando, hoje ele está na assessoria do vereador Waldemar Neto que está dando todo apoio, e colocou seu gabinete a disposição desse evento.

**********

A equipe da produção do Flor do Maracujá Virtual comandada pelo Rogério da Rádio Farol, que estava com problema para editar os vídeos dos grupos, por falta de equipamento de ponta, de repente, recebeu a notícia do apoio do vereador Walter.

*********

Agora, disse Rogério, só nos resta sentar e trabalhar a edição dos vídeos para que no dia 10 de julho, esteja tudo pronto para iniciarmos nosso Flor do Maracujá Virtual.

**********

Bom, o Maracujá ta resolvido, sem apoio nenhum do governo estadual e nem do governo municipal, cuja Funcultural até agora não se pronunciou a respeito. É uma lástima que os órgãos que deveriam estar à frente dessa produção, não disseram e nem fizeram nada.

**********

O negócio deste sábado 27, é curtir a live solidária do Sesc-RO que vai reunir, artistas de vários segmentos musicais. Teremos samba de raiz com a escola de samba Asfaltão e os convidados especiais, ou os Baluartes do samba em Rondônia; Bainha, Silvio Santos, Ernesto Melo, Torrado e as Pastoras do Asfaltão.

**********

A live prossegue com as apresentações dos seguintes artistas: Grupo D’Bobeira, Fala Sério, Gabriê, DJ Leudson e Junior Magalhães.

**********

A transmissão será feita pela página no Facebook e Youtube do Sesc.

Oi Futuro lança plataforma digital do Museu das Comunicações e Humanidades 

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2020 – O Oi Futuro lança na segunda-feira, 29 de junho, o Acervo Online MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, plataforma digital que expõe mais de 3.800 itens inéditos de sua coleção, entre fotografias históricas, objetos e documentos. O museu pode ser acessado pelo link: https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/

A plataforma foi criada para ampliar o acesso ao acervo, preservar a memória, abrir novas formas de interação com o público, para além do espaço físico, e provocar novas experiências, com trilhas digitais de visitação. Inaugurado em janeiro de 2020, o MUSEHUM é localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, atualmente fechado por causa da pandemia da Covid-19. Com o acervo virtual, o público de todo o país poderá acessar o acervo de qualquer lugar, a qualquer hora.

“Ao levar o MUSEHUM para o meio digital, o Oi Futuro abre mais um canal de aproximação entre o acervo e o público, que, invariavelmente, se reconhece nas histórias, sentimentos e saberes que esses objetos guardam”, diz Roberto Guimarães, gerente executivo de Cultura do Oi Futuro. “O cenário de isolamento acelerou o processo de digitalização e nos motivou a criar uma experiência online que seja uma expansão da vivência presencial do museu, possibilitando uma visão mais ampla e informativa do acervo”, completa.

Objetos, fotografias e documentos inéditos

A maioria das peças apresentadas no museu digital será vista pela primeira vez pelo público, já que não integram a exposição permanente do Museu das Comunicações e Humanidades, seja por cuidados de preservação ou por suas dimensões, que inviabilizam o transporte e a exibição física. “Nosso acervo tem um grande potencial de conexão com o público e suas memórias afetivas. São objetos do dia a dia que evocam lembranças de infância, histórias familiares, curiosidades, além de contar a história da transformação das cidades, do mundo”, explica Roberto.

O Acervo Online MUSEHUM faz uso da plataforma Tainacan, certificada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e alinhada com padrões internacionais de classificação e  segurança de acervo. A base disponibilizada visualização dos itens em alta qualidade de digitalização, permitindo a observação de detalhes de cada peça e de dados históricos complementares. O visitante pode navegar pelo catálogo por meio de trilhas digitalizadas – por época, tema, perfil e outros – possibilitando novas experiências a cada visita virtual. 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui