EST脙O DE SACANAGEM | Noticias Tudo Aqui!

EST脙O DE SACANAGEM

Compartilhe:
ColunistaOsmar Silva

A sensação que tenho em relação às ações de combate à Pandemia do novo coronavírus em Rondônia e no Brasil, é a de que nossas autoridades estão de sacanagem. Não dá para dizer que estão de brincadeira, pois com a morte não se brinca. E nem que é malandragem, pois ‘malandro que é malandro, anda direito só de malandragem’.

Vou além: as condutas da maioria dos gestores públicos vêm se manifestando de forma irresponsável e criminosa. Alí na frente, isso vai gerar muitas condenações judiciais e prisões.

Aliás, já começaram a ocorrer como consequências de atos e suspeições de corrupção na contratação de serviços e compras de equipamentos e insumos. Aqui, em Rondônia, e Brasil afora.

É a ganância acima de tudo, e o roubo acima de todos.

E quando digo que estão de sacanagem com o povo, não me refiro só aos atos corruptos que nesse momento estão sendo praticados aqui e noutros cantos do país. Me refiro aos planos de distanciamento social como a principal e mais eficiente arma de contenção da expansão do coronavírus.

Sim. Para isolar o vírus pandêmico, temos que nos isolar. É como nas queimadas das matas. Temos que fazer um aceiro. Ou seja, queimar uma faixa de terra para isolar o fogo da queimada sem controle.

Sou dos que acredita que este distanciamento pode ser feito sem ter que fechar tudo e trancar todo mundo em casa. O isolamento social só seria possível se toda a população tivesse como manter a geladeira cheia e as contas em dia sem precisar trabalhar. Não é o nosso caso. Estamos longe disso.

Só para fazer uma ideia, somente 17% dos brasileiros têm essa condição. Sabe quem são? Os servidores públicos de todos os poderes. E, lógico, os ricos. Mas não por muito tempo. Logo os salários serão atrasados ou reduzidos. Pois, se ninguém trabalha para produzir riquezas, logo faltará dinheiro para todos.

Então, temos que voltar a ter atividades econômicas. A sacanagem está na demagogia de se emitir normas de flexibilização com condutas a serem cumpridas, incluindo multas e até prisão e os gestores dos estados e dos municípios somente fingirem que fiscalizam. Mas, na verdade, fecham o olho e deixam rolar. Aí está a sacanagem e o crime.

Onde está o poder de polícia para fazer as pessoas cumprirem o que reza as leis e os decretos? Por que não fiscalizam, multam, fecha e prendem na hora os responsáveis pelo ambiente que desrespeita as regras? Pode ser uma indústria, uma igreja, um supermercado ou a mansão que realiza uma coronafest. Tudo.

Pode ser alvo destas medidas, o transeunte, ou o condutor de veículos e até os profissionais da saúde. Todos, literalmente todos, submetidos às mesmas regras de conduta e as mesmas penalidades.   

Dirão: não temos polícia para estarmos em todos os lugares. E eu digo: tem sim. Use todas as polícias, requeira o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Convoque as forças de reservas, os cidadãos de bem.  Não é uma guerra para salvar a Nação brasileira?

Agora, liberar atividades, decretar condutas e não obrigar os entes e as pessoas ao cumprimento, é sim, sacanagem e crime pelo qual, ali na frente, vão ter que pagar. Pois nós todos, já estamos pagando um alto preço.

Osmar Silva – jornalista diretor e editor do noticiastudoaqui.com – Presidente da Associação de Imprensa de Rondônia (Airom) e da Federação Nacional dos Comunicadores Seccional Rondônia (Fenacom).

 

 


 Coment谩rios
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui