AÇÃO PRECISA - Com novo robô, exame de colonoscopia fica menos desagradável
|
O professor Pietro Valdastri, da Universidade de Leeds, no Reino Unidos, e seus colegas desenvolveram um braço robótico que pode realizar colonoscopias de forma mais simples e menos desagradável. O mecanismo usa um algoritmo de aprendizado para mover uma sonda flexível ao longo do cólon.
A sonda consiste em um tubo com uma lente de câmera na ponta e que o robô controla por meio de um ímã externo ao corpo do paciente. Sendo assim, o mecanismo pode funcionar de forma autônoma ou ser controlado por um humano usando uma espécie de controle de videogame. Os tubos convencionais são usados apenas por especialistas treinados e são muito difíceis de operar.
Até o momento, os pesquisadores tiveram sucesso fazendo testes em um cólon artificial e em dois porcos. Dessa forma, eles acreditam que o novo procedimento pode ser menos doloroso do que as colonoscopias convencionais e pode ser usado em pacientes sem sedação.
O time tem planos de testar o procedimento em cinco voluntários saudáveis já em 2021 e, se ele tiver sucesso, passará a ser usado para realizar exames de colonoscopia em pacientes com doença inflamatória intestinal.
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024