DEMOCRACIA ESTÁVEL - Economista é eleito presidente da Costa Rica
Rodrigo Chaves, do Partido Progresso Social Democrático, conseguiu 53% dos votos
O economista Rodrigo Chaves foi eleito presidente da Costa Rica no segundo turno das eleições no país da América Central, realizado no domingo 3. Ele venceu o ex-presidente José María Figueres.
De acordo com o Tribunal Supremo Eleitoral, Chaves, do Partido Progresso Social Democrático, conseguiu 53% dos votos, enquanto Figueres, do Partido da Libertação Nacional, somou 47%.
O voto é obrigatório na Costa Rica, e números do tribunal revelam que a participação foi de somente 57% da população apta a votar. É a mais alta abstenção em 60 anos.
Figueres já reconheceu publicamente a vitória do adversário. “O país votou, e o povo falou”, disse ele, que também desejou sorte a Chaves. “Como democratas que somos, sempre respeitaremos essa decisão.”
O presidente eleito enfrentará como principal desafio uma grave crise econômica que atinge uma das democracias mais estáveis da América Latina. Chaves prometeu reduzir encargos sociais e retirar obstáculos ao investimento. Disse que lutaria contra a corrupção.
O economista de 60 anos trabalhou por mais de três décadas no Banco Mundial, ao qual renunciou depois de ser acusado de assédio sexual, e foi também ministro da Fazenda do atual governo de Carlos Alvarado, entre 2019 e 2020.
(revistaoeste)
Noticias da Semana
* JOGOS DE HOJE (06/02/25) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* O ROUBO DO 'AGIOTA' - Banco do Brasil terá de devolver mais de R$ 20 milhões a clientes
* TERRA DAS FRUTAS - Conheça cidades amazônicas com festas famosas pelas frutas que produzem
* CAIU NA BLITZ E CONFESSOU - PRF apreende 11 kg de maconha em Guajará-Mirim / RO
* QUADRILHA DE LADRÕES - Jovem é preso enquanto furtava sacas de soja de uma balsa no rio Madeira
* MP VIROU 'LARANJA' DE BANDIDO - Falso promotor de Justiça aplica golpes em RO, diz MP
* HORÓSCOPO 2025 - Confira a previsão de hoje (6/2) para seu signo